Cine Metrópolis recebe três estreias nacionais e dois cursos de extensão

10/08/2016 - 17:10  •  Atualizado 11/08/2016 18:08
Compartilhe

O Cine Metrópolis retorna às atividades com três estreias importantes. Nesta quinta-feira, 11, estreiam A Loucura entre Nós, de Fernanda Vareille, com sessão especial seguida de debate, e Campo Grande, de Sandra Kogut. Já na sexta-feira, 12, estreia Espaço Além - Marina Abramovic e o Brasil, dirigido por Marco del Fiol. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Estudantes da Ufes têm entrada gratuita.

Nesta quinta, às 19 horas, o Cine Metrópolis também recebe a sessão mensal do Cinemas em Rede, com o filme Vestidas de Noiva, de Fabia Fuzeti e Gabi Torrezani. A entrada é franca.

Cursos

Além da programação do cinema, começam os cursos de extensão que serão oferecidos neste semestre. O curso Arte e Cinema sob a Perspectiva do Político será oferecido às quartas-feiras, das 13 às 16 horas, de 17 de agosto a 14 de dezembro, pela professora Gisele Barbosa Ribeiro, do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-graduação em Artes da Ufes.

Às sextas-feiras, também das 13 às 16 horas, será ofertado o curso Uma História do Cinema Brasileiro, pelo professor Fabio Camarneiro, do Departamento de Comunicação Social da Ufes. O curso está organizado em três módulos, com 12 aulas no total, e será ministrado de 12 de agosto a 25 de novembro. Os cursos são gratuitos e abertos a toda a comunidade acadêmica e externa. Não é necessário fazer inscrição previamente, mas as vagas estão condicionadas à lotação da sala.

 

Confira a programação abaixo:

A Loucura Entre Nós, de Fernanda Vareille (Brasil, 2016, cor, 75’)
Através dos corredores e grades de um hospital psiquiátrico, buscam-se personagens e histórias que revelem as fronteiras do que é considerado loucura. Por meio de, principalmente, personagens femininos, o documentário exala as contradições da razão nos fazendo refletir nossos próprios conflitos, desejos e erros.
Quinta-feira (11), às 14h30 (Sessão seguida de debate)
Sexta (12) à quarta (17), às 17 horas

Campo Grande, de Sandra Kogut (França/Brasil, 2016, cor, 108’)
Certa manhã, duas crianças são deixadas em frente à portaria de um prédio em Ipanema, sem nenhuma explicação a não ser um pedaço de papel com o nome e endereço de Regina, a dona da casa. Em nenhum momento as crianças duvidam que sua mãe voltará para buscá-las. Mas será que ela vai mesmo?
Quinta-feira (11), às 17h
Sexta (12) à quarta (17), às 18h30

Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil, de Marco Del Fiol (Brasil, 2016, cor, 87’)
A artista de performance Marina Abramovic viaja por lugares místicos do Brasil, pesquisando comunidades espirituais, pessoas e lugares de poder. O filme faz um registro etnográfico enquanto observa os processos de apropriação artística e humana de Marina. Ela entra em contato com os rituais do Vale do Amanhecer, o xamanismo na Chapada Diamantina, o candomblé na Bahia, as curas do médium João de Deus e os cristais de Minas Gerais.
Sexta (12) à quarta (17), às 20h20

Cinemas em Rede
Vestidas de Noiva, de Fabia Fuzeti e Gabi Torrezani
Fabia e Gabi realizam seu casamento de uma maneira diferente: além da cerimônia, as duas decidem fazer um filme sobre todo o processo matrimonial, como uma forma de trazer maior visibilidade ao casamento homoafetivo no Brasil. Contando com depoimentos de ativistas dos movimentos LGBT, personalidades políticas e outras figuras engajadas nessa luta e compartilhando outras histórias como a de Fabia e Gabi, Vestidas de Noiva é um filme que celebra o amor e que combate o preconceito e a homofobia.
Logo após a exibição, acontece um debate com as diretoras.
Quinta -feira (11), às 19 horas
Entrada franca

Cineclubes Livres
A sessão Cineclubes Livres é composta por filmes premiados pela curadoria da Mostra do Filme Livre, com vários gêneros e formatos.
Terça-feira (16), às 13 horas
Entrada franca

Texto: Patrícia Garcia
Edição: Thereza Marinho