Cine Metrópolis relança o clássico italiano ‘Rocco e Seus Irmãos’

22/09/2016 - 17:01  •  Atualizado 22/09/2016 17:01
Compartilhe

Nesta sexta-feira, 23, o Cine Metrópolis fará o relançamento do clássico italiano Rocco e Seus Irmãos, dirigido por Luchino Visconti e estrelado por Alain Delon. O filme, considerado um dos maiores clássicos do cinema mundial, foi lançado originalmente em 1960 e volta às salas brasileiras com uma cópia digital remasterizada.  A sessão de estreia no Metrópolis, às 19 horas, será seguida de debate.

O filme conta a história da Família Parondi, através de Rosaria (Katina Paxinou) e seus filhos Rocco (Alain Delon), Simone (Renato Salvatori), Ciro (Max Cartier) e Luca (Rocco Vidolazzi). Depois da morte do pai, eles saem de sua cidadezinha e vão tentar a sorte em Milão. Lá, a família de imigrantes sofre grandes golpes, e cada irmão acaba seguindo um rumo diferente.

O clássico de Visconti serviu de inspiração para Francis Ford Coppola criar O Poderoso Chefão, tendo até chamado Nino Rota (compositor italiano que trabalhou com Federico Fellini, Visconti e Franco Zeffirelli) para a trilha sonora.

Além de Rocco e Seus Irmãos, continua em cartaz o suspense brasileiro Mate-me por favor, da premiada diretora carioca Anita Rocha da Silveira. O filme é um dos principais lançamentos brasileiros da temporada.

Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Estudantes da Ufes têm entrada gratuita. Já servidores técnico-administrativos e docentes pagam meia-entrada.

Mais informações no site www.cinema.ufes.br

 

Confira a programação abaixo:

Rocco e seus Irmãos, de Luchino Visconti (ITA/FRA, 1960, p&b, 178')

Em busca de uma vida melhor, a viúva Rosaria Parondi e seus filhos — Rocco, Simone, Vincenzo, Ciro e Luca— trocam a miserável Sicília pela industrial Milão. Na cidade grande, cada irmão segue um rumo diferente e tem início a degradação de uma família corrompida pelos valores e costumes de uma sociedade hostil.

Sexta (23), segunda (26), terça (27) e quarta-feira (28) às 19 horas
Sábado (24) e domingo (25) às 18 horas

 

Mate-Me Por Favor, de Anita Rocha da Silveira (Brasil, 2015, cor, 101’)

Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Uma onda de assassinatos invade o bairro. O que começa como uma curiosidade mórbida se apodera cada vez mais da vida dos jovens habitantes. Entre eles, Bia, uma garota de 15 anos. Após um encontro com a morte, ela fará de tudo para ter a certeza de que está viva.

Quinta (22) e sexta-feira (23) às 16h30
Sábado (24) e domingo (25) às 16 horas
Segunda (26), terça (27) e quarta-feira (28) às 17 horas

 

Francofonia – Louvre Sob Ocupação, de Aleksandr Sokurov (FRA/ALE/NL, 2015, cor, 88’)

Jacques Jaujard, diretor do Louvre, e o Conde Wolff-Metternich, general da ocupação nazista em Paris, form uma aliança para preservar tesouros do museu francês. Explorando as relações entre arte e poder, e misturando elementos de documentário e ficção, o filme do mestre russo Alexander Sokurov mostra o Museu do Louvre como um exemplo vivo da nossa civilização.

Quinta-feira (22) às 18h30

 

Sem Essa, Aranha de Rogério Sganzerla (Brasil, cor, 1970, 102’)
Curso Uma História do Cinema Brasileiro, com o professor Fabio Camarneiro

Aranha é um contraventor que enriqueceu ilegamente através de golpes e sua grande quantia em dinheiro o permitiu comprar um grande casarão construído no meio da favela, onde vive com suas três mulheres.

Exibição seguida de aula. Entrada franca.
Sexta-feira (23) às 13 horas

 

Black Panthers, de Agnès Varda (França, 1968, preto e branco, 26')
Zumbi somos nós, de Frente 3 de Fevereiro (Brasil, 2006, cor, 52')
Curso Arte e Cinema sob a Perspectiva do Político, com a professora Gisele Barbosa Ribeiro

Black Panthers: O filme que a realizadora francesa filmou em ’68, nos Estado Unidos da América, é um testemunho histórico do movimento Black Panthers e das reivindicações particulares das mulheres afro-americanas que o integravam.

Zumbi somos nós: Propõe uma reflexão sobre questões raciais na sociedade brasileira contemporânea e a criação de estratégias artísticas para responder a estas questões, inscrevendo na vida cotidiana novas formas de olhar, pensar e agir.

Exibição seguida de aula. Entrada Franca
Quarta-feira (28) às 13 horas

 

Cine Defensoria
Entrada franca - Quinta-feira (22) às 20 horas


Texto: Patrícia Garcia
Edição: Thereza Marinho