Cine Metrópolis comemora o Dia das Bruxas com mostra de filmes de horror

29/10/2018 - 18:09  •  Atualizado 31/10/2018 18:48

Para celebrar o Dia das Bruxas, comemorado em 31 de outubro, o Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras da Ufes, vai realizar a mostra Ciclo de Horror Italiano, apresentando filmes do gênero terror produzidos na Itália entre os anos de 1970 e 1990. Com entrada franca, a mostra é uma parceria entre o cinema e a Versátil Distribuidora. As seções vão acontecer na terça-feira, 30, e na quarta-feira, 31. Confira abaixo os detalhes da programação.

Torso

Com trama simples, Torso trata de um misterioso assassino mascarado que usa luvas pretas e aterroriza a cidade ao matar jovens e indefesas universitárias. Após o homicídio, ele bolina os corpos cadavéricos e os esquarteja.

Obra do diretor Sergio Martino, o longa se enquadra no gênero literário e cinematográfico conhecido na Itália como giallo (em italiano, amarelo), que inclui obras de suspense e romance policial e teve seu auge nas décadas de 1960 e 1980.

Em cartaz: Terça-feira, 30, às 14 horas.

Pelo Amor e Pela Morte

Este filme, de 1994, conta a história do coveiro Francesco, que cuida de um pequeno cemitério italiano e enfrenta um problema: após o sétimo dia de morte, os falecidos começam a se levantar de suas tumbas como mortos-vivos. Francesco só se interessa, então, em matar novamente os zumbis com um tiro ou um golpe de pá na cabeça.

Filme de Michele Soavi, Pelo Amor e Pela Morte é uma produção feita em parceria entre Itália, França e Alemanha. Trata-se de uma obra de terror e comédia baseada no romance homônimo de 1991 de Tiziano Sclavi.

Em cartaz: Terça-feira, 30, às 16 horas.

O Pássaro Sangrento

Enquadrado no gênero slasher (aquele que apresenta a figura do maníaco encapuzado – nesse caso, com uma cabeça de coruja) combinados com giallo, O Pássaro Sangrento é uma produção ítalo-americana de 1987, também dirigida pelo italiano Michele Soavi.

A trama, em língua inglesa, apresenta um diretor de teatro decadente que planeja atrair a atenção da mídia encenando um musical que conta a história de Irving Wallace, um assassino em série. O grupo se reúne num depósito para ensaios noturnos sem saber que o intérprete de Wallace, que usa uma máscara de coruja, não é um ator, mas sim o verdadeiro psicopata que acabara de fugir do manicômio.

Em cartaz: Terça-feira, 30, às 18 horas.

Inferno

Escrito e idealizado por Dario Argento, Inferno (1980) traz a história da poetisa nova-iorquina Rose Elliot que, após ler o livro As Três Mães, passa a pensar que mora na casa onde reside a terceira mãe e começa a ficar inquieta e a examinar tudo à sua volta. Amedrontada, chama o irmão Mark, que estuda música em Roma, para morar com ela, mas descobre que a faculdade também está ligada ao mistério. Juntos, passam a investigar os assassinatos ocorridos nas duas cidades.

Inferno é a sequência do filme Suspiria, lançado em 1977, e foi inspirado no ensaio Suspiria de Profundis, de Thomas De Quincey

Em cartaz: Terça-feira, 30, às 20 horas.

Suspiria

O filme conta a história de Suzy Bannion, uma bailarina que sonha estudar em uma das mais famosas academias de artes. Para isso, passa a frequentar uma academia de ballet onde estranhos eventos começam a acontecer, como um assassino rondando os corredores e um pianista cego que trabalhava na escola e acaba atacado pelo próprio cão guia.

Um dos filmes mais bem sucedidos do diretor Dario Argenta, Suspiria (foto) teve um remake produzido neste ano, com participação da atriz norte-americana Dakota Johnson, ainda sem data de lançamento.

Em cartaz: Quarta-feira, 31, às 19 horas.

Texto: Adriana Damasceno