Cineclube Teresa de Benguela exibe filmes sobre mulheres negras no Metrópolis

Em homenagem ao mês da mulher, o Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras, realiza nesta quarta-feira, 28, das 16 às 18 horas, a exibição de filmes sobre mulheres negras seguida de roda de conversa sobre as temáticas de gênero e racial.

A organização é do Cineclube Teresa de Benguela – formado por alunas e ex-alunas e uma professora do curso de Cinema e Audiovisual da Ufes. Serão exibidas as ficções Cores e Botas, de Juliana Vicente (SP, 2010); Casca de Baobá, de Mariana Luiza (RJ, 2017), e Viúva Negra, de Vanessa Gouveia (GO, 2017). Todas as obras são realizadas e protagonizadas por mulheres negras.

A partir do Projeto Negradê, também será realizada uma exposição fotográfica que busca valorizar a diversidade de tons de pele, traços e texturas de cabelos das mulheres afro-brasileiras. O projeto pretende promover a autoestima, empoderamento e luta contra o racismo e o machismo. As fotos serão expostas nas paredes do cinema.

Saiba mais sobre o projeto que levou à exposição na entrevista que a TV Ufes fez com sua idealizadora, a estudante de Cinema e Audiovisual Daiana Maria. Clique aqui para assistir ao vídeo.

O Negradê produziu uma série de 70 imagens de jovens e de mulheres negras, capturadas em cor, sendo que 15 foram impressas em preto e branco. A impressão foi realizada em Nova Iorque – EUA, por meio do Inside Out Project – projeto mundial criado pelo artista francês JR.

 

Serviço:

Filmes sobre mulheres negras e bate-papo
Exposição de imagens
Local: Cine Metrópolis
Quarta-feira, 28, das 16h às 18h  

 

Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.