Cineclube Vendo Vozes exibe “O país dos surdos” nesta quinta, 14, na Ufes

13/12/2017 - 17:11  •  Atualizado 14/12/2017 11:09

Nesta quinta-feira (14), o Cineclube Vendo Vozes irá exibir o documentário “O país dos surdos” (1992) do diretor francês Nicolas Philiber, que retrata com sensibilidade o cotidiano das pessoas surdas e o modo como elas enxergam o mundo em que vivem. A sessão é aberta e irá acontecer às 18h30, atrás da cantina do Onofre, localizada no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), no campus de Goiabeiras.

Organizado por estudantes dos cursos de Artes Visuais, Cinema, Geografia, Filosofia e Letras-Libras da Ufes, o cineclube visa possibilitar o acesso de pessoas com deficiência auditiva às produções cinematográficas em Libras. Com o nome Cineclube Vendo Vozes, os organizadores pretendem, a cada filme exibido, estimular a reflexão e o debate nos espectadores sobre acessibilidade e democratização do acesso à cultura.

Libras

Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi declarada pela Lei nº 10.436 a segunda língua oficial do país. Três anos depois, foi regulamentada e teve incluído em seu texto o Art. 3º, que trata da inclusão obrigatória de Libras na grade curricular dos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia.

Em 2014, a Ufes abriu pela primeira vez em sua história um vestibular específico de graduação para o curso de Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação, com 30 vagas ofertadas. A iniciativa surgiu após a Ufes, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), formar, em 2012, uma turma de 47 alunos em um curso experimental de Letras-Libras, sendo esta a primeira turma de professores e intérpretes de Língua de Sinais no estado.

Serviço - Cineclube Vendo Vozes

Documentário: “O país dos surdos” (1992)

Local: atrás da Cantina do Onofre, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras