Classificados para a Ufes têm em média 20 anos e maioria é de mulheres

30/01/2020 - 14:27  •  Atualizado 03/02/2020 13:07

A maioria dos candidatos classificados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingressar na Ufes neste primeiro semestre de 2020 é composta por mulheres, com média de idade de 20 anos.

Clique aqui e confira as principais orientações para os candidatos convocados para matrícula.

Os dados são do Ministério da Educação (MEC) e foram encaminhados para a Ufes nesta quinta-feira, 30. Segundo o MEC, 74% dos que podem se matricular na primeira chamada possuem entre 18 e 20 anos. Cerca de 3% têm 35 anos ou mais. As mulheres correspondem a 51% do total de classificados. "Este dado tem se mantido estável nos últimos três anos", analisa a pró-reitora de Graduação da Ufes, Zenólia Figueiredo.

Em relação ao estado de origem, 84% são do Espírito Santo. Em seguida, aparecem as demais unidades da federação do Sudeste: Minas Gerais (7%), São Paulo e Rio de Janeiro (com 2% cada), seguidos da Bahia, também com 2%.

Dentre os municípios capixabas, a maioria dos estudantes vive na Grande Vitória. Os municípios com mais candidatos classificados são Vitória (21%), Vila Velha (19%), Serra (14%) e Cariacica (9%).

Notas do Enem

Em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre os candidatos da ampla concorrência que escolheram a Ufes como primeira opção, a nota geral mais alta foi 850,36, para o curso de Engenharia da Computação. Os cinco primeiros colocados nesta modalidade foram para cursos de Engenharia.

Já entre os estudantes que optaram pela reserva de vagas, a maior nota foi 808,02, também para Engenharia da Computação. Entre os cinco primeiros lugares, os outros quatro se inscreveram para estudar Medicina.

Texto: Lidia Neves