Com o selo Cultura Ufes, livro Caixas de Música será lançado nesta terça-feira, 13

09/11/2018 - 17:32  •  Atualizado 14/11/2018 09:05

A primeira obra literária com o selo Cultura Ufes acaba de ser produzida. Trata-se do livro Caixas de Música, do pesquisador musical Tarcísio Faustini, que é professor aposentado do Centro Tecnológico da Universidade. O livro, produzido pela Secretaria de Cultura em parceria com a Editora da Ufes (Edufes), traz 54 textos com análises e crônicas sobre compositores, intérpretes e diferentes obras e tendências da música popular brasileira. Faustini, que há 25 anos produz e apresenta o programa “Domingo Brasil” na Rádio Universitária FM, é considerado um dos mais significativos pesquisadores da MPB.

De acordo com o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, “Caixas de música” é o primeiro livro de uma série que a Secretaria de Cultura pretende lançar. “É uma nova política editorial da Universidade que vai além da estratégia da Edufes, que está voltada, fundamentalmente, para a publicação da produção científica da instituição”, explica.

O secretário adianta que, em 2019, serão lançados outros quatro livros com o selo “Cultura Ufes”, sendo dois em cada semestre. “A nossa proposta é a retomada do diálogo da Universidade com a produção literária capixaba”, ressalta.

O livro de Faustini, que abre a série do selo, é um passeio por diferentes momentos, temas e personagens que são marcantes no cancioneiro popular, incluindo a produção musical capixaba. A coletânea de textos foi reunida, principalmente, a partir de publicações de Faustini no Caderno Pensar, do jornal A Gazeta. “O autor está, certamente, entre os principais e mais produtivos pesquisadores contemporâneos da MPB”, destaca Rogério Borges. “Nesse livro, ele resgata a memória, evidencia personagens e suas obras, recupera relíquias, e tem como resultado um rico conjunto de saberes sobre o notável cancioneiro popular brasileiro”, acrescenta.

Serviço:

Livro: Caixas de Música
Data: 13 de novembro, às 19h
Local: Raiz do Canto Gastropub e Beergarden (Rua Jayme Martins, 25, Praia do Canto, Vitória)
Atrações: Apresentação de músicos capixabas
Após o lançamento, o livro será vendido na Livraria da Ufes, no campus de Goiabeiras.

Texto: Luiz Vital
Foto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)