Com público de mais de 12 mil pessoas, 6ª edição da Flic-ES tem número recorde de visitantes

29/05/2019 - 18:29  •  Atualizado 30/05/2019 18:03

A 6ª edição da Feira Literária Capixaba (Flic-ES) teve o maior público já registrado entre as edições realizadas. O campus de Goiabeiras da Ufes, que sediou o evento entre os dias 22 e 26 de maio, recebeu 12.470 visitantes, cerca de 7 mil a mais do total registrado no ano passado (4.941).

Cento e treze escolas de todo o estado enviaram 5.820 professores e alunos de várias idades para participar das atividades gratuitas dos cinco dias da Feira. Além disso, 6.650 visitantes do público geral compareceram à Flic-ES este ano, que foi produzida por uma equipe formada por 39 pessoas.

A 6ª Flic-ES ofereceu aos visitantes 41 atrações artísticas, 30 contações de histórias e 12 encontros com escritores. Dezessete oficinas foram ministradas, com 21 oficineiros responsáveis por ensinar técnicas de fotografia, mangá, escrita e cerâmica, entre outras.

O presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, e os escritores Conceição Evaristo e José Arrabal estiveram entre os 81 palestrantes e debatedores que compareceram ao evento, onde foram realizadas 14 palestras e 11 mesas redondas.

Encontro

Segundo e escritora e presidente da 6ª Flic-ES, Renata Bomfim, o evento cumpriu seu objetivo de promover o encontro entre artistas, escritores e leitores. “Recebemos convidados ilustres e nos alegramos com a ‘prata da casa’”, diz ela.

Sobre o tema escolhido, Diversidade Cultural, Renata é enfática: “Foi uma resposta à intolerância e ao ódio que tem avançado sobre as instituições democráticas e um sinal de que os artistas capixabas estão cada vez mais se unindo em prol da educação, da cultura e do fortalecimento das artes em geral”.

O secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, vê a presença do grande público na 6ª Flic-ES como algo positivo também para a Universidade. “Tantas pessoas de diversos pontos do estado frequentando a Ufes e tendo acesso gratuito à cultura mostra a força desta instituição pública de ensino superior e seu protagonismo no desenvolvimento cultural capixaba”, destaca.

Texto: Adriana Damasceno
Foto: Produção Flic-ES