Começa nesta segunda, 21, o XVI Simpósio Internacional Processos Civilizadores

18/11/2016 - 17:15  •  Atualizado 21/11/2016 15:59

O grupo de pesquisa “Políticas, Gestão e Inclusão Escolar: contextos e processos sociais”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes (PPGE), realiza a partir desta segunda-feira, 21, o XVI Simpósio Internacional Processos Civilizadores (SIPC). O evento discutirá questões teóricas elaboradas pelo sociólogo Norbert Elias.

A programação, que vai até o dia 25, também contará com mesas coordenadas, sessões de comunicação oral, workshops (apresentação de artigos referentes aos projetos de doutorandos e mestrandos) e lançamento de livros. O evento vai receber estudantes de várias partes do país e também estrangeiros.

A cerimônia de abertura será no dia 21, a partir das 18h20, no Cine Metrópolis,  com a presença do Reitor Reinaldo Centoducatte; da diretora do Centro de Educação, Cláudia Gontijo; da coordenadora do PPGE, Eliza Ferreira; e do coordenador geral do evento, professor Reginaldo Sobrinho; além de professores pesquisadores da Argentina, México, Colômbia, Bolívia, Inglaterra, Portugal e Alemanha.

Nos demais dias, o evento será realizado no Centro de Educação (prédio IC4) e nos auditórios dos prédios vizinhos (IC2 e IC4).

A programação completa se encontra no site www.processocivilizador.ufes.br/ ou no arquivo anexado abaixo.

Teoria

Norbert Elias foi um sociólogo alemão responsável pelo desenvolvimento de uma teoria social inovadora, que serviu para alargar o campo dos estudos sociológicos voltados à elucidação de processos sociais, ou seja, dos processos de interação humana no âmbito da sociedade.

A teoria sociológica formulada por Elias concebe sua tarefa como a de analisar os processos sociais baseados nas atividades dos indivíduos que, através de suas disposições básicas - ou seja, suas necessidades - são orientados uns para os outros e unidos uns aos outros das mais diferentes maneiras.

Esses indivíduos constroem teias de interdependência que dão origem a a configurações de muitos tipos: família, aldeia, cidade, estado, nações.

Texto: Ana Luisa Monteiro (estagiária de Comunicação)