Começa o período de defeso e Ufes reforça proteção ao caranguejo

27/01/2017 - 15:58  •  Atualizado 01/02/2017 08:24

A comunidade universitária está de olho em quem estiver descumprindo o primeiro período de defeso da andada do caranguejo, que começa neste sábado (28) e vai até o dia 4 de fevereiro.

Segundo o coordenador de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura Universitária, Renato Castro, a equipe de vigilância estará atenta a quem entrar no campus com os equipamentos característicos para a cata do crustáceo. “Além dos vigilantes, contamos com a ajuda das câmeras de vigilância, que tornarão as ações ainda mais dinâmicas”, destaca ele.

Em uma ação conjunta com a Prefeitura de Vitória, cartazes sobre o defeso da andada estão sendo espalhados pelo campus. “O envolvimento da comunidade universitária também é importante: se flagrar alguém com armadilhas ou entrando no manguezal, basta informar à Gerência de Segurança e Logística da Ufes por meio do telefone 99254-4640 ou ao plantão da Prefeitura de Vitória pelo número 156”, salienta Renato Castro.

O coordenador destaca ainda que catar caranguejo durante a andada é crime e quem for flagrado será encaminhado para a Delegacia de Crimes Ambientais e estará sujeito às penalidades previstas na legislação.

Andada

A andada é o período de reprodução dos caranguejos, quando machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para a liberação de ovos, momento em que ficam vulneráveis à captura. Este é o primeiro período de defeso do ano. A proibição tem por objetivo a preservação e a reprodução da espécie, assim como a recomposição da fauna, evitando o desequilíbrio do ecossistema.

“O caranguejo é o representante por excelência da fauna do manguezal. Suas tocas, por exemplo, são importantes para a aeração do solo. No manguezal da Ufes existem quatro tipos de caranguejos: o caranguejo-uçá, que é comestível; o aratu; e os caranguejos menores que são o marinheiro e o chama-maré. Proteger os caranguejos é também proteger o manguezal”, explica a professora da Ufes Cláudia Câmara do Vale, pós-doutora em Biogeografia.

Períodos de defeso da andada:

1 ° período - 28 de janeiro a 4 de fevereiro

2º período - 27 de fevereiro a 5 de março