Começam as atividades de recepção aos ingressantes do segundo semestre

27/07/2016 - 15:34  •  Atualizado 28/07/2016 18:06

Dezenas de estudantes participaram na manhã desta quarta-feira, 27, das atividades de recepção aos ingressantes deste segundo semestre de 2016. Alunos de diversos cursos do campus de Goiabeiras compareceram ao Teatro Universitário, onde foi realizada uma solenidade de boas-vindas, com a presença da vice-reitora Ethel Maciel, da pró-reitora de Graduação Zenólia Figueiredo, do pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania Gelson Junquilho, e de outros gestores da Universidade (foto), além de professores e servidores técnico-administrativos.

Durante a solenidade, os estudantes assistiram à aula inaugural “Juventude e Universidade: o seu lugar na Ufes”, proferida pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rodrigo Ednilson de Jesus. Ele alertou os alunos sobre as inúmeras possibilidades que o ingresso na Universidade pode trazer.

“A Universidade pode ser um universo de possibilidades, que não está restrito à dimensão do estudo. Não é apenas a preparação para o futuro, mas oferece uma possibilidade de ser alguém no presente. Vocês precisam ser disciplinados para aproveitar as múltiplas oportunidades que a Universidade oferece, mas precisam ser indisciplinados para ir além. Esse equilíbrio é importante”, destacou.

Após a aula, foi realizada uma roda de conversa sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil, além de uma apresentação da Companhia de Dança Andora, do Centro de Educação Física e Desportos da Ufes.

A programação seguiu no período da tarde, com rodas de conversa e atividades culturais no Centro de Vivência. Às 18h30, uma nova solenidade será realizada, desta vez no Cine Metrópolis, para recepcionar os estudantes que não puderam comparecer pela manhã.

Outros campi

A mesma programação chega ao campus de Maruípe nesta quinta-feira, 28, com as boas-vindas da vice-reitora juntamente com a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Gláucia Rodrigues Abreu. A solenidade terá início às 8 horas.

No campus de Alegre, o reitor e a vice-reitora dão as boas-vindas aos estudantes no dia 2 de agosto, juntamente com o diretor do Centro de Ciências Agrárias e Engenharia (CCAE) Dirceu Pratissoli e a diretora do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) Neuza Maria Brunoro Costa, às 18h30, na quadra do CCENS. A aula inaugural “Juventude e Universidade: o seu lugar na Ufes” será às 19 horas com o secretário estadual de Direitos Humanos Júlio Pompeu, e a programação segue com roda de conversa e apresentações culturais.

O campus de São Mateus receberá a mesma programação no dia 4 de agosto, e as boas-vindas serão dadas pelo reitor, pela vice-reitora e pelo diretor do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) Roney Pignaton da Silva.

A recepção institucional foi preparada pelas Pró-Reitorias de Graduação (Prograd) e de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), como forma de acolher os novos estudantes e informá-los sobre o funcionamento da Universidade e as principais políticas, programas e projetos. Além dos eventos, a Superintendência de Cultura e Comunicação editou o “Manual do Estudante”, que será distribuído para os ingressantes e também está disponível online (veja abaixo).

O reitor Reinaldo Centoducatte, que está em viagem, não pode comparecer à recepção nos campi de Vitória, mas destacou: “A programação de boas-vindas é uma forma interativa com que a universidade recebe os seus novos estudantes, de modo a integrá-los plenamente ao ambiente acadêmico. As palestras, atividades culturais e o manual do estudante são instrumentos criativos que buscam posicionar os ingressantes em seus respectivos cursos, permitindo a compreensão da universidade em sua totalidade, a partir do conceito de que, seja qual for o seu curso, seja Ufes”.

Texto: Thereza Marinho e Ana Paula Vieira
Foto: Patrícia Garcia