Começam o 5º Encontro Internacional e o 12º Encontro Nacional de Política Social

05/06/2017 - 18:04  •  Atualizado 07/06/2017 12:09

O Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da Ufes promove o 5º Encontro Internacional e o 12º Encontro Nacional de Política Social. A abertura do evento científico ocorrerá nesta terça-feira, 6, às 9 horas, no Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras. A programação – os encontros seguem até quinta-feira – inclui conferências, apresentação de trabalhos acadêmicos, debates e mesas-redondas, que serão realizadas no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). Com o tema “Restauração conservadora e novas formas de resistência”, o evento pretende debater a presença de forças conservadoras no cenário político e as diferentes formas de organização das classes trabalhadoras.

De acordo com a comissão organizadora do evento, “o acelerado processo de reorganização das velhas burguesias e das forças conservadoras que ocorrem na América Latina e em outras partes do mundo, traz implicações nas áreas social, política, econômica, cultural e ideológica”. Segundo a programação do evento, “a emergência de novas formas de resistência convidam a um debate sobre o papel das políticas sociais, considerando o cenário atual em que aumentam as desigualdades sociais”. Nesta edição, a proposta do evento é estabelecer as duas questões como principal temática para intercâmbio e reflexão entre pesquisadores.

A mesa de abertura terá a participação da vice-reitora Ethel Maciel, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Neyval Costa Reis Junior, do diretor do CCJE Rogério Naques Faleiros, de representantes do Departamento de Serviço Social e do PPGPS, e de entidades representativas na área de serviço social. Com mediação da professora Lívia de Cássia Godoi Moraes, do PPGPS, será ministrada a conferência de abertura do evento pelo professor Marcelo Dias Carcanholo, da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o tema “Crise do capitalismo e restauração conservadora”.

Toda a programação do evento está disponível no site enps.com.br .

Texto: Luiz Vital