Começa na segunda-feira, 29, a Semana do Conhecimento da Ufes em São Mateus

26/10/2018 - 17:51  •  Atualizado 30/10/2018 18:15

A partir de segunda-feira, 29, começa a Semana do Conhecimento da Ufes no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), campus de São Mateus. Até o dia 1º de novembro, estudantes, servidores e professores do Centro estarão reunidos em diversos espaços do campus para divulgar e apresentar atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Universidade para a população de São Mateus e da região norte do estado.

Como parte da programação da Semana serão realizadas a V Semana de Ciência e Tecnologia de São Mateus, a Mostra de Profissões, a Jornada de Iniciação Científica e a Jornada de Extensão e Cultura.

A V Semana de Ciência e Tecnologia de São Mateus abordará o tema Desigualdades Sociais em Tempos de Zika Vírus: Desafios Atuais à Ciência, às Políticas Públicas e à Sociedade. O evento é promovido pelo Ceunes e coordenado pelo Programa de Extensão Aedes Zero: prevenção à dengue, chikungunya e zika, em parceria com o IFES - campus São Mateus, contando ainda com o apoio das Superintendências Regionais de Saúde e Educação de São Mateus, das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e de Meio Ambiente de São Mateus e do Lions Clube São Mateus Vale do Cricaré.

Atividades

No dia 29, a partir das 9 horas, no 1º andar da Biblioteca, haverá a apresentação de 141 pôsteres na Jornada de Iniciação Científica. Também a partir das 9 horas, no Auditório Central, será realizada a Jornada de Extensão, com apresentação oral de trabalhos de extensão e entrega do Prêmio Maria Filina do Mérito Extensionista.

A abertura oficial da Semana do Conhecimento ocorrerá no dia 29, a partir das 19 horas, no Auditório Central, e contará com uma palestra da professora do Departamento de Medicina Social, Creuza Rachel Vicente, sobre o tema da V Semana de Ciência e Tecnologia de São Mateus.

No dia 30 ocorrerá o II Fórum Estratégias Intersetoriais de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, que pretende promover um grande debate técnico-científico entre pesquisadores, profissionais de áreas diversas, participantes das comunidades acadêmicas e a população.

Já nos dias 31 de outubro e 01 de novembro será realizada a Mostra de Profissões do Ceunes, na quadra poliesportiva. Durante a Mostra, que é aberta ao público em geral, estudantes de escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio e técnico terão a oportunidade de conhecer os diversos cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela Ufes e pelo Ifes, além de obter informações sobre pesquisas e atividades de extensão. O projeto Ciência Móvel – Caravana da Ciência, também estará presente no local, apresentndo experimentos de robótica, energia renovável, bike-matemática e biologia, entre outros.

A programação completa da Semana do Conhecimento no Ceunes está disponível no site https://semanaconhecimento.com .

Texto: Maurício Lima e Souza