Começa nesta quarta-feira, 4, o V Congresso Nacional de Estudos Linguísticos

03/12/2019 - 16:48  •  Atualizado 05/12/2019 11:32

Conquistas e desafios da pós-graduação na contemporaneidade é o tema da quinta edição do Congresso Nacional de Estudos Linguísticos (Conel), que tem início nesta quarta-feira, 4, no campus de Goiabeiras da Ufes. O evento, que segue até a próxima sexta, 6, é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística, vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN).

O objetivo do Conel é reunir pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, professores da educação básica e demais interessados em discutir questões pertinentes às diversas áreas da Linguística. Com cerca de 500 inscritos e convidados de várias regiões do país, a programação contará com conferências, mesas-redondas, 17 simpósios temáticos, 23 sessões de comunicação individual e 11 minicursos. Ainda é possível fazer inscrição em minicursos, a partir do pagamento da taxa de R$ 20.

A conferência de abertura será no dia 4, às 17 horas, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE). Com o tema Política, Ciências Humanas e Metáfora, será realizada pela professora Eni Orlandi. Mestre e doutora em Linguística, ela foi docente da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e atualmente leciona na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

O encerramento do Congresso será na sexta, 6, às 16h30, no auditório do IC II, com a professora Ana Cristina Ostermann, que proferirá a palestra: Você é heterossexual? E o que a Linguística (Aplicada) tem a ver com isso? A palestrante é professora titular no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e vice-presidente da International Society for Conversation Analysis – ISCA.

Contribuições

Segundo a organização do evento, as pesquisas congregadas no V Conel têm caráter transdisciplinar, com potencial de inovação de produtos e processos no que tange ao uso da(s) língua(s) e da linguagem. Os estudos promovidos por meio do Congresso contribuem para a produção de conhecimento na área da educação, da linguística e de áreas afins; fomentam a formação inicial e continuada de professores e de pesquisadores e estabelecem uma oportunidade para o diálogo acadêmico e científico no país.

De acordo com a vice-presidente da Comissão Organizadora do V Conel, Cláudia Furlan, essa é uma oportunidade ímpar para pesquisadores e professores da área de Linguística e outras afins. “Um evento como esse, que reúne pesquisadores e professores de várias regiões do país para discutir as conquistas e os desafios da pós-graduação na contemporaneidade, é extremamente relevante, principalmente pelo momento de instabilidade no campo da educação e da pesquisa, marcado por questões que ainda precisam de discussão e reflexão”, afirmou.

A programação completa do V Conel está disponível no site: https://www.even3.com.br/vconel/.

Texto: Ana Paula Vieira