Comissão de Direitos Humanos da Ufes apoia prêmio sobre Empoderamento Feminino

15/05/2017 - 17:21  •  Atualizado 16/05/2017 16:50

A Comissão Permanente de Direitos Humanos da Ufes (CPDH-Ufes) está incentivando estudantes a participarem da edição 2017 do prêmio PhotoChallenge, que tem como tema o Empoderamento Feminino. Os objetivos da iniciativa são de, por meio da fotografia, fomentar a reflexão e o debate sobre os problemas relacionados às desigualdades de gêneros; e estimular a criatividade e o surgimento de ideias que tragam benefícios para os problemas enfrentados pelas mulheres na sociedade.

Trata-se de um desafio universitário nacional, na busca de imagem fotográfica que melhor represente a temática.

A iniciativa é da startup Mucca, com sede em Cutitiba, e conta com o apoio de 13 instituições voltadas para a defesa dos direitos das mulheres em várias áreas, entre elas a União Brasileira de Mulheres, a Promundo e a Casa da Mulher do Nordeste.

Segundo a presidente da CPDH-Ufes, a professora Brunela de Vincenzi, iniciativas como esta são importantes para sempre manterem o tema dos direitos da mulher em discussão. “Muita gente só pensa no problema na época do 8 de março, mas as questões de gênero, violência e respeito devem ser pautadas diariamente. Tenho certeza que teremos fotos bem representativas enviadas por nossas e nossos estudantes da Ufes”.

As fotografias enviadas serão avaliadas pelo júri do concurso, composto por duas fotógrafas, um fotografo, uma jornalista e uma artista visual. A decisão será sobre todas as fotos inscritas, e premiará aquela que melhor conseguir se adaptar ao tema proposto, levando em consideração critérios como: originalidade, temática e criatividade.

As inscrições devem ser realizadas pela internet, e vão até 30 de junho. O prêmio é de R$ 10.000,00, a ser dividido pela pessoa responsável pela melhor foto e a instituição que ela escolher. O regulamento completo está disponível no site do PhotoChallenge 2017 – Empoderamento Feminino.