Comissão Própria de Avaliação realiza pesquisa sobre ensino a distância

17/11/2015 - 16:28  •  Atualizado 18/11/2015 17:18

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Ufes está realizando nesse mês de novembro uma pesquisa de satisfação junto aos 1.886 estudantes da Universidade na modalidade de ensino a distância (EAD) para que avaliem aspectos de seu curso como interatividade, suporte da tutoria, suporte social, reflexão, acesso e relevância, dentre outros.

A pesquisa, enviada por e-mail, tem por base os princípios do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). O objetivo é uma avaliação diagnóstica das potencialidades e das fragilidades encontradas na oferta da graduação a distância.

“Os estudantes poderão enviar as respostas até o dia 30 de novembro. A partir daí, será elaborado um diagnóstico, onde serão identificados os pontos que precisam de melhoria”, explica o representante dos professores na CPA, Clóvis Hegedus.

Ele destaca que algumas das ações já implementadas na Universidade são fruto de pesquisas realizadas junto à comunidade acadêmica, como a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania, a criação da Secretaria de Avaliação Institucional, a oferta de cursos de Formação Pedagógica para Professores da Ufes e o desenvolvimento de políticas de atendimento ao estudante.

Nas últimas décadas, em especial a partir dos anos 1960, houve uma aumento da importância dada aos sistemas de educação a distância (EAD). A Ufes, por meio da Secretaria de Educação a Distância (Sead), está presente em 27 polos espalhados por várias regiões do Espírito Santo. Atualmente, oferece os cursos de graduação em Artes Visuais, Biologia, Filosofia, Física, História, Pedagogia e Química.

Texto: Thereza Marinho