Comitê em Defesa da Ufes realiza debate público sobre o corte orçamentário e o 'Future-se'

15/08/2019 - 17:26  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

O Comitê em Defesa da Universidade Federal do Espírito Santo realiza, no dia 20 de agosto, o debate público Os impactos do corte orçamentário e do programa “Future-se” na Ufes. O evento é aberto ao público e será realizado a partir das 9 horas no Teatro Universitário, campus de Goiabeiras.

O debate contará com a presença do reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), João Carlos Salles, e do servidor técnico-administrativo em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Gibran Ramos Jordão, além de representantes dos professores, servidores e estudantes da Ufes.

Na ocasião, serão apresentados os impactos na Ufes do bloqueio orçamentário realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e um panorama sobre o Future-se, iniciativa proposta pelo MEC para a gestão das instituições públicas federais de ensino superior.

Informação

A pró-reitora de Graduação, Zenólia Figueiredo, uma das representantes da Administração Central no Comitê, falou sobre a proposta do debate: “Esperamos que a comunidade saia bastante informada da real situação em que as universidades brasileiras, em especial a Universidade Federal do Espírito Santo, encontram-se hoje em relação aos cortes orçamentários e das decisões que a gestão tem tomado em função desses cortes. Esperamos que a comunidade se posicione e também sugira o que é possível fazer coletivamente”.

Para o presidente da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), José Antônio da Rocha, diante da situação atual é necessário que haja um posicionamento de toda a comunidade acadêmica. “A Ufes cumpre um papel social muito importante. Preocupados com a situação por que passa a Universidade, já organizamos uma audiência pública em junho. Com o anúncio de mais cortes e do programa que o governo apresenta como solução para a autonomia e a situação financeira da universidade, não temos alternativa a não ser discutir com mais profundidade o tema e tomar posições que, de fato, defendam a instituição”, destaca.

Representatividade

O Comitê em Defesa da Universidade Federal do Espírito Santo é formado por representantes da Administração Central, da Adufes, do Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

“O comitê é bem representativo. Neste momento, que é de grande desafio para as universidades, o comitê consegue mobilizar melhor as ações que precisam ser feitas para que a comunidade perceba a crise que estamos vivendo. O comitê tem conseguido agregar essas questões em todas as suas dimensões e feito um trabalho de democratização e socialização das informações”, ressalta Zenólia Figueiredo.