Comitiva norueguesa destaca interesse por pesquisas ligadas ao mar e energia

29/05/2018 - 18:45  •  Atualizado 05/06/2018 10:46

Pesquisas nas áreas marítima, energética e de engenharia. Este foi o principal interesse apontado pela comitiva do Consulado da Noruega, que visitou a Ufes nesta terça-feira, 29. O objetivo desta primeira visita foi conhecer a Universidade para estabelecer novas cooperações e intercâmbios.

Durante a manhã, a cônsul-geral da Noruega Sissel Hodne Steen foi recebida pelo reitor Reinaldo Centoducatte; pela secretária de Relações Internacionais, Patrícia Cardoso; e pelo coordenador do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (LabPetro), professor Eustáquio de Castro, que fez uma apresentação sobre pesquisas realizadas pela Universidade.

A reunião foi realizada LabPedro  e contou com a participação do cônsul para Ciência e Tecnologia, Rune Andersen; do representante do Export Credit Norway e gerente de projetos senior do Innovation Norway, Martin Nietz; do diretor executivo da Associação Brasileira dos Armadores Noruegueses (ABRAN), Ricardo Cesar Fernandes; do gerente nacional da Norwegian Energy Partners  (NORWEP), Adhemar Freire; e do assessor do Consulado Geral, Gabriel Francisco.

Estrutura

Ao longo da visita, a secretária de Relações Internacionais da Ufes destacou que pretende aproximar a comitiva da Rede Capixaba de Internacionalização, instituída pela Ufes em parceria com outras instituições de ensino superior do estado com o objetivo de promover estudos no exterior, intercâmbio de professores e estudantes e palestras com pesquisadores de outros países.

O reitor Reinaldo Centoducatte, destacou o interesse da Ufes em desenvolver projetos em conjunto com instituições norueguesas: “Nós temos uma grande estrutura e podemos coloca-la à disposição para o desenvolvimento de vários projetos em parceria com a Noruega. Projetos não só acadêmicos, mas também na área cultural”, afirmou.

“Há muitas coisas de história e interação entre o Espírito Santo e a Noruega. Para nós, é muito importante essa integração entre as empresas e a academia”, destacou o assessor do Consulado Geral, Gabriel Francisco. “Acredito que, seguindo este caminho, muitas parcerias vão crescer aqui”, destacou a cônsul-geral Sissel Steen.

A visita contou ainda com uma apresentação da violinista da Camerata do Sesi, Suelen Peroni, formada pela Ufes.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Hélio Marchioni