Comunidade acadêmica participa do lançamento do Dia Internacional da Cultura

04/08/2015 - 18:20  •  Atualizado 05/08/2015 18:24

A Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) e a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes realizaram nesta terça-feira, 4, o Seminário Preparatório do Dia Internacional da Cultura na Ufes. No evento, realizado no auditório do LabPetro, foram apresentados dados sobre a internacionalização na Ufes  e o calendário da atividades, que começa este mês e vai até o final de 2016.

Participaram do seminário o reitor Reinaldo Centoducatte, a vice-reitora Ethel Maciel, pró-reitores, professores e pesquisadores que desenvolvem trabalhos conjuntos com países estrangeiros e também estudantes que já participaram de convênios internacionais ou intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras.

O projeto propõe que, em toda última quinta-feira do mês, a Ufes celebre e divulgue a cultura de um país com o qual a Universidade mantém relações de intercâmbio de estudantes ou acordos de cooperação acadêmica.

“Queremos trabalhar a integração e o desenvolvimento na nossa Universidade, criando condições para que estudantes e docentes estrangeiros tenham uma boa adaptação e a melhor acolhida possível. Que esta iniciativa seja uma forma de divulgação de outras culturas, mas também uma forma de acolhimento”, afirmou o reitor.

A secretária de Relações Internacionais, Jane Méri Santos, destacou que a Ufes conta atualmente com 3.500 estudantes estrangeiros de graduação e 4.500 de pós-graduação. Ela informou ainda que a Universidade mantém 65 acordos de cooperação ativos com outros países e 44 em fase de elaboração.

Programação

Na primeira edição, a ser realizada no dia 27 de agosto, o Dia Internacional da Cultura na Ufes vai contemplar Cabo Verde. O país foi escolhido pois é o lugar de onde a Ufes recebe mais estudantes e que, em 2015, comemora seus 40 anos de independência.

Entre as atividades programadas estão a apresentação do país, feita pelos próprios estrangeiros, opção de comida típica no cardápio do Restaurante Universitário e atividades culturais referentes ao país, como cinema, dança, literatura e música. A programação da Rádio Universitária e da TV Ufes também será alusiva à comemoração.

“A cultura será a porta de entrada para estas atividades. Mas os espaços da Ufes estarão abertos para a participação de estudantes e professores”, destacou o superintendente de Cultura e Comunicação, Edgard Rebouças (foto).

Nos próximos meses, a previsão é de que o Dia Internacional da Cultura na Ufes celebre os seguintes países: Alemanha, Angola, Cuba, Estados Unidos, França, Guiné Bissau, Itália, Peru, Portugal e Reino Unido.

Professores ou estudantes que quiserem sugerir atividades relacionadas aos países homenageados podem enviar e-mail para internacional@ufes.br .

Texto: Thereza Marinho
Foto: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)