Comunidade acadêmica participa do 3º Seminário Avalia Ufes nesta sexta, 7

06/12/2018 - 15:52  •  Atualizado 07/12/2018 18:23

A Comissão Própria de Avaliação da Ufes, em conjunto com a Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin), realizam nesta sexta-feira, 7, o 3º Seminário Avalia Ufes, que tem a proposta de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância do Processo de Avaliação Institucional Participativa como apoio à gestão da universidade.

O seminário será realizado a partir das 9 horas do auditório do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), no campus de Goiabeiras, e é aberto a estudantes, servidores técnicos-administrativos e professores da Ufes, e  também terá transmissão ao vivo pelo Facebook, na página da Seavin (www.facebook.com/seavinufes) e na página da Ufes (www.facebook.com/ufesoficial).

Às 10 horas será realizada uma mesa redonda sobre o tema “Avaliação Institucional como Apoio à Gestão Universitária”, com a participação do ex-reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar Almeida Filho; do diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), Rogério Faleiros; do diretor do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Luiz Antonio Fávero Filho; e da professora do Centro de Educação, Gilda Cardoso.

Durante a tarde, a programação inclui uma palestra sobre Acessibilidade, a ser ministrada pelo coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), Douglas Ferrari, e a apresentação dos trabalhos do Mestrado Profissional em Gestão Pública.

Pesquisa

Em novembro deste ano, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Ufes realizou uma Pesquisa de Autoavaliação Institucional, junto a toda a comunidade acadêmica, com o objetivo de identificar as fragilidades e potencialidades da instituição relativas ao ano de 2018.

A pesquisa foi realizada por e-mail e todas as respostas servirão de base para a elaboração do Relatório de Avaliação Institucional (RAI) de 2018.

“O Avalia Ufes este ano vem com a proposta de desmistificar a ideia negativa que se tem sobre a avaliação institucional e ressaltar sua importância para o crescimento da nossa universidade”, destaca a secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni.

A presidente da CPA/Ufes, professora Eliana Zandonade, reforça: “Por meio da avaliação podemos registrar as fragilidades que podem ser corrigidas, e identificar as potencialidades, consolidando e aprimorando as ações bem-sucedidas na Universidade”.

Texto: Thereza Marinho