Conheça os novos procedimentos para colação de grau e obtenção de diploma

16/04/2018 - 17:38  •  Atualizado 18/04/2018 08:31

A Pró-Reitoria de Graduação da Ufes (Prograd) divulgou os novos procedimentos para colação de grau e obtenção do diploma. Conforme a resolução nº 080/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), não é mais necessário que os estudantes finalistas (formandos) solicitem a colação de grau e a 1ª via do diploma junto à Prograd. Seus nomes serão automaticamente incluídos na ata Colação de Grau Oficial e os estudantes receberão a convocação por e-mail.

Já o diploma será confeccionado após a colação de grau do estudante, sem que seja necessária a solicitação.

A solenidade de Colação de Grau Oficial é realizada de acordo com a programação definida pelo Centro de Ensino a que cada estudante está vinculado. Já o diploma será confeccionado e registrado num prazo de três a quatro meses, após a data da colação de grau.

Prazos

A Prograd orienta que os estudantes fiquem atentos aos prazos. O estudante finalista deve entrar no Portal do Aluno, acessar o link "Colação de Grau" e seguir as instruções descritas. É importante conferir seus dados pessoais no Portal do Aluno e efetuar as alterações necessárias. Para alterar nome ou CPF, o estudante deve procurar pessoalmente a Divisão de Expedição e Registro de Diploma (DERD), na Prograd, tendo em mãos sua Certidão de Nascimento ou Casamento e/ou CPF.

“Essa verificação é necessária para que o diploma seja emitido com os dados corretos do estudante. Após a emissão da 1ª via do diploma, correções só serão feitas mediante pedido e pagamento da 2ª via do diploma”, alerta a pró-reitora de Graduação, Zenólia Figueiredo.

Conforme a Resolução nº 080/2017, a Colação de Grau tornou-se obrigatória. O estudante que, tendo integralizado seu curso, não comparecer à solenidade de Colação de Grau Oficial, terá sua matrícula bloqueada.

Mais informações estão disponíveis na página da Prograd na internet: www.prograd.ufes.br

Texto: Thereza Marinho