Conselho Universitário cria Fundo de Apoio à Extensão

07/07/2014 - 10:55  •  Atualizado 09/07/2014 09:21

Os projetos, programas e serviços de extensão contam agora com mais um incentivo. É o Fundo de Apoio à Extensão (FAE), cuja criação foi aprovada no dia 26 de junho pelo Conselho Universitário da Ufes.

Os recursos do Fundo serão provenientes de convênios com instituições privadas ou órgãos públicos e fundações de apoio, e depositados na Conta Única da Universidade. A verba é destinada aos projetos de extensão ou aos que são desenvolvidos pelas empresas juniores, além dos que já têm dotação orçamentária própria.

A pró-reitora de Extensão, Angélica Espinosa Barbosa Miranda, disse que o FAE “vai aumentar o apoio financeiro aos projetos e incentivar a prática extensionista na Universidade, que hoje conta com 750 ações em desenvolvimento”.

O Fundo será coordenado por um Conselho de Orientação que será formado pelo pró-reitor de Extensão, pelos membros da Câmara de Extensão e por dois membros técnico-administrativos em Educação, sendo um titular e um suplente, indicados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

Outra boa notícia é que foi encaminhada ao Cepe a proposta de revisão da resolução que dispõe sobre as normas que regulamentam a extensão na Universidade. As normas em vigor datam de 1997. “O processo de revisão começou na gestão do professor Aparecido José Cirillo (anteriormente à frente da Pró-Reitoria de Extensão) e foi encaminhado ao Cepe na última semana de junho, depois de passar pelos Centros e pela Câmara de Extensão”, explicou Angélica.

Por Letícia Nassar