Convênio com a Polícia Militar reduz em 50% número de roubos e furtos

18/12/2019 - 10:14  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

A Superintendência de Infraestrutura da Ufes registrou uma queda de mais de 50% no número de roubos e furtos nos quatro campi da Ufes entre os meses de janeiro a setembro de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018.

Leia esta e outras matérias na edição 552 do jornal Informa

“A presença da Polícia Militar (PM) nos campi trouxe uma redução significativa no número de ocorrências de roubos e furtos. Está sendo uma experiência muito positiva contar com a presença dos policiais militares aqui”, afirma o Superintendente de Infraestrutura, Renato Schwab, em referência ao convênio firmado entre a Ufes e a Polícia Militar, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, em julho de 2018.

Os policiais militares começaram a atuar no campus de Maruípe em outubro de 2018. Nos demais campi, a atuação teve início em janeiro deste ano.

Antes de começarem a atuar nos campi, os policiais (integrantes do quadro da reserva da PM, que se candidataram de forma voluntária) participaram de treinamentos na área de Recursos Humanos e de uma capacitação, ministrada por professores da Ufes, para atuar em ambiente universitário.

Para o reitor Reinaldo Centoducatte, além de possibilitar uma economia de aproximadamente R$ 4,5 milhões anuais para a Universidade (em comparação ao contrato de vigilância terceirizada), o convênio com a Polícia Militar mudou a lógica de segurança na instituição.

“Acrescemos o contingente de segurança e diminuímos os custos. O mais importante não é a questão financeira e sim aumento na segurança da Universidade. Esse convênio mudou nossa lógica de segurança, priorizando não apenas o patrimônio, mas principalmente a segurança das pessoas”, afirmou.

Videomonitoramento

Além dos policiais militares, vigilantes do quadro de pessoal da nossa Universidade também fazem rondas, atuando de forma integrada. Cada campus conta ainda com uma Central de Videomonitoramento, com câmeras de médio e longo alcance, que fazem a cobertura de áreas internas e externas. Todas as edificações contam com sistema de alarme integrado às centrais de videomonitoramento que, atualmente, são operadas por policiais militares vinculados ao convênio. A partir de janeiro de 2020 será dada ordem de serviço para o novo contrato de videomonitoramento que disponibilizará, também, câmeras inteligentes de última geração, com reconhecimento facial e de placas de veículos.

Schwab destaca ainda que, além do convênio com a Polícia Militar, outras ações foram realizadas para melhorar a segurança no campus, como o desenvolvimento do aplicativo Alerta Ufes (disponível gratuitamente para download na Play Store), a aquisição de novos equipamentos para os vigilantes da Universidade, como radiocomunicadores e motocicletas. “Estamos providenciando a substituição da iluminação externa existente por lâmpadas de led, o que proporcionará maior segurança aos membros da nossa comunidade e visitantes. Também temos uma rotina de poda de árvores para melhorar o alcance da iluminação e das câmeras de videomonitoramento”, afirma.

Ele reforça que, caso os usuários dos campi presenciem alguma ocorrência ou situação suspeita, podem entrar em contato com a Central de Segurança da Ufes por meio do telefone 4009-2727 (ou ramal 2727, para quem estiver dentro da Universidade), que funciona 24 horas, ou acionar o aplicativo Alerta Ufes.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Thaiana Gomes