Convênio entre Ufes e Sejus revitaliza paisagismo do CEI Criarte

25/07/2019 - 11:19  •  Atualizado 30/07/2019 19:25

Pneus e cadeiras velhos, macarrões de piscina inutilizados, pedaços de madeira. Materiais que poderiam ser considerados como lixo têm se transformado em matéria-prima para renovar os espaços do Centro de Educação Infantil Criarte (CEI Criarte), escola que atende a crianças de dois a cinco anos no campus de Goiabeiras da Ufes.

Esta matéria foi publicada na edição 545 do jornal Informa. Clique aqui e acesse a edição na íntegra.

Esse trabalho faz parte do Projeto Piloto de Paisagismo e Compostagem, fruto do convênio assinado entre a Ufes, por meio da Prefeitura Universitária (PU), e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), e que foi renovado, em maio, por mais dois anos. O objetivo do projeto é trabalhar de forma sustentável, unindo as necessidades paisagísticas da Universidade, o reaproveitamento de materiais e a ressocialização dos trabalhadores apenados em regime semiaberto do Sistema Prisional Capixaba. “Eles estão ajudando a revitalizar áreas urbanas da Ufes, como os jardins”, explica o Prefeito Universitário, Renato Schwab.

A ideia de usar os serviços dos apenados no CEI Criarte surgiu depois de uma conversa entre a diretora da escola, Janaína Antunes, e a gerente de Manutenção de Edificações e Equipamentos da PU, Rosália Antunes Martins. Assim, quatro apenados passaram a atuar no espaço: um fixo na varrição e limpeza da área externa; um rotativo, que trabalha com roçadeira; e dois na pintura decorativa. “Tais atividades socioprodutivas ajudam a dotá-los de responsabilidades econômicas, éticas e sociais, minimiza os efeitos do encarceramento, reduz a reincidência criminal no estado e possibilita a remição de pena, por intermédio das atividades laborativas”, explica Rosália.

Horta e brinquedos

Com o auxílio dos apenados, a escola está revitalizando o jardim, criando uma horta e construindo brinquedos para as crianças, como túnel de macarrão, e cavalinhos e carrinhos feitos com pneus. “Os rapazes são muito criativos, habilidosos e estão sempre sugerindo novidades. Os brinquedos estão disponíveis para uso livre no pátio; já a horta e o jardim serão usados para passar aos alunos noções de cuidados com as plantas e os alimentos”, conta Nádia Braga, pedagoga do CEI Criarte.

Para Janaína, o projeto é essencial tanto por auxiliar na ressocialização dos trabalhadores apenados quanto por apoiar a Universidade num momento de dificuldade financeira, especialmente na área de manutenção. “Além disso, é um ganho enorme para a escola, que está mais bonita, bem cuidada, organizada e com brinquedos novos e diferentes”, conclui.

Texto: Adriana Damasceno