O campus de Goiabeiras da Ufes sedia até esta quarta-feira, 31, o XI Simpósio Internacional de Filosofia e Psicanálise, promovido anualmente pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Parthos, em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Ufes.
O evento é aberto ao público e tem a proposta de congregar pesquisadores estrangeiros e brasileiros que trabalham no campo das relações entre a tradição filosófica e a teoria e a clínica psicanalítica. Nesta edição, o Simpósio abordará o tema “Sado & Maso – Corpo, Sexualidade e Perversão” – a fim de fomentar um debate sobre questões que permeiam a sexualidade e seus desdobramentos.
O 11º Simpósio também busca ser um canal de estreitamento de laços entre a Filosofia e a Psicanálise, com espaço para a apresentação de comunicações, palestras e reflexões sobre os temas propostos.
A programação do Simpósito teve início na manhã desta segunda-feira, 29, com a exibição do filme A Garota Dinamarquesa, no Cine Metrópolis. A conferência de abertura será realizada às 18 horas, no auditório do IC-II (Centro de Ciências Humanas e Naturais - CCHN), pelo doutor em Filosofia e filósofo e membro do grupo de pesquisa Psicanálise na Universidade da Ufes, Michael Soubbotnik.
Cultura do estupro
Uma das convidadas do simpósio é a mestranda em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e licenciada em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Lola Benvenutti, que trabalhou como garota de programa em São Paulo e é autora do livro O Prazer é Todo Nosso, em que reuniu algumas de suas experiências pessoais. Ela conduzirá uma mesa de bate-papo nesta terça-feira, 30, às 14 horas, sobre do tema Cultura do Estupro.
A programação completa do evento está disponível no endereço eletrônico https://www.facebook.com/simposiofilosofiaepsicanalise/ .
Texto: Thereza Marinho