Crianças do CEI Criarte reforçam aprendizado de espanhol com pintura de murais

02/10/2019 - 18:24  •  Atualizado 11/10/2019 17:00

O Centro de Educação Infantil (CEI) Criarte recebeu o artista Giu Dias para pintar, junto com os estudantes, murais em paredes da escola. Giu é formado em Artes Visuais pela Ufes e atualmente vive em Sorocaba, no interior de São Paulo.

A iniciativa, realizada na última segunda-feira, 30, é parte do projeto Leitura Literária, que envolve o ensino de espanhol por meio da leitura de livros com as crianças desta escola de educação infantil localizada no campus de Goiabeiras da Ufes e de duas instituições públicas de ensino médio no município de Serra, na Grande Vitória. O projeto integra o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na Ufes, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que oferece bolsas para estudantes de licenciatura atuarem na rede pública de educação.

"Por meio desse projeto, as crianças têm se apropriado do idioma: comentam sobre o que aprenderam, se lembram, reconhecem o espanhol. Elas gostam muito", explica a professora do Criarte Larissa Gomes, regente de sala do Grupo 5 e responsável pelo projeto dentro da escola. Larissa orienta a escolha de recursos e materiais e o planejamento de aulas.

O projeto

O Pibid Leitura Literária envolve 24 estudantes dos semestres iniciais do curso de Letras Espanhol. Para os que estão desenvolvendo as atividades no CEI Criarte, com crianças de 2 a 5 anos, é também uma oportunidade de desenvolver suas didáticas e práticas relativas à educação infantil. "A formação do curso é voltada para os ensinos fundamental e médio. Então, a experiência com as crianças menores é um acréscimo para nossos alunos", afirma a professora Cláudia Lanis, do curso de Letras Espanhol, que coordena o projeto.

Desde 2018, as turmas do Criarte do turno matutino recebem os estudantes de Letras Espanhol uma vez por semana, durante cerca de 40 minutos. Durante a vivência, é trabalhado um livro e seu vocabulário, de acordo com a faixa etária. As crianças menores aprenderam poemas – que abordam cores, por exemplo. Com as maiores, foram trabalhadas obras espanholas como Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes – que já rendeu a confecção de um livro (clique aqui para saber mais) –, e obras da autora infantil Olga de Dios. Com os alunos do vespertino, é desenvolvido outro projeto, de extensão universitária, focado no aprendizado da língua inglesa.

Pintura de murais

Durante a atividade realizada na segunda-feira, cada estudante teve a oportunidade de usar o spray para pintar um mural relativo a um livro que trabalhou em sala. "Algumas crianças queriam até pegar o spray e sair pintando sozinhas", relata Dias, que vem desenvolvendo projetos com o CEI Criarte desde 2015, enquanto era estudante da Ufes. "Estamos fazendo algo que vai ficar na memória dessas crianças", completa o artista.

Para a professora Cláudia, a experiência reforça o conhecimento de forma instigante. "O projeto unifica duas artes: o texto literário e o grafite".

Texto e foto: Lidia Neves