Crianças do Criarte viram cineastas em pesquisa de mestrado da Ufes

10/10/2019 - 18:15  •  Atualizado 14/10/2019 11:27

Produções cinematográficas realizadas com crianças e professores do Centro de Educação Infantil (CEI) Criarte, localizado no campus de Goiabeiras da Ufes, deram origem ao documentário Crianças e professores cineastas na Educação Infantil. Produzido durante a pesquisa de mestrado da estudante Ana Cláudia Zouain, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE), sob orientação da professora do PPGMPE e do CEI Criarte Larissa Ferreira Rodrigues Gomes, o filme foi feito utilizando-se imagens e depoimentos de produções fílmicas realizadas com a escola e tem 18 minutos de duração.

O documentário é resultado da dissertação intitulada Crianças cineastas e seus roteiros criarteiros: infâncias currículos e docências inventivas, defendida no final de agosto na linha de Docência e Gestão de Processos Educativos. Uma das produções apresentadas no filme é o curta-metragem de animação Formigas em Ação (foto), produzido com as crianças do Grupo 5 matutino, a partir da técnica stop motion. O tema foi escolhido devido ao interesse dos alunos pelas formigas, assunto que estava sendo ensinado em sala de aula. A partir daí, o grupo escolheu o título, produziu o roteiro e fez a montagem com os cenários e as esculturas de massinha criadas pelas crianças. “No início, pensamos que não daria certo, porque, pelo roteiro, as formigas saíam do formigueiro e passeavam por todos os cantos, até cidade-fantasma elas encontravam. Mas mantivemos de acordo com as ideias das crianças e deu tudo certo, foi um barato”, lembra Ana Cláudia Zouain.

A ideia de produzir o filme-documentário surgiu, segundo a mestra, pela possibilidade de compor um diário de campo, registrando, por meio de sons e imagens, os cotidianos escolares. “Para nossa pesquisa, o que importou não era elaborar novidades de práticas ou ações educativas, mas cartografar imagens e conceitos que apostassem nas crianças cineastas, compositoras de pensamento”, explica.

Pensamentos

A pesquisa foi iniciada no segundo semestre de 2017. Ana Cláudia Zouain, que é pedagoga, apostou no cinema como uma tentativa de abrir o campo de possibilidades para a produção de diferentes imagens da escola: “No encontro com as imagens do cinema, crianças e professores produzem diferentes imagens de pensamentos, movimentando o currículo e os processos de ensino-aprendizagem”.

Devido ao projeto, os alunos e os professores do CEI Criarte tiveram acesso ao universo cinematográfico, assistindo a diversos curtas-metragens e filmes de animação e aprendendo a elaborar roteiros coletivos e a produzir imagens. A turma do Grupo 5 vespertino também participou do projeto e elaborou o filme Joões e Marias, exibido no Cine Metrópolis em setembro de 2018. “A aposta da pesquisa é na criança cineasta enquanto produtora de pensamento. Ela não é cineasta porque produz para o cinema, mas por movimentar imagens e permitir compor os processos”, analisa a mestra.

Para a pedagoga Flávia Amorim Sperandio, responsável pelo turno matutino da escola, o envolvimento de alunos com a linguagem cinematográfica traz benefícios para o cotidiano escolar e para a formação de pessoas críticas e sensíveis. “Propiciar que as crianças fossem realizadoras de um filme, desde a concepção, o roteiro, o planejamento até a execução de cenas promoveu experiências de autoria, sistematização e cooperação, nuances que ampliam as vivências e mobilizam ações e reflexões potentes”, avalia.

Tanto o curta Formigas em Ação quanto o filme Joões e Marias estão disponíveis no canal de Ana Cláudia Zouain no YouTube. O documentário completo, com todas as atividades realizadas durante a pesquisa, pode ser conferido por meio do link https://youtu.be/xYyPZC5DK8s.

Texto: Adriana Damasceno