Cultura, diversidade e presença de crianças e jovens marcam o segundo dia da Flic-ES

24/05/2019 - 12:41  •  Atualizado 27/05/2019 11:31

Com o tema Diversidade Cultural e homenageando a educadora, política, escritora e artista capixaba Judith Leão Castello Ribeiro, a 6ª Feira Literária Capixaba (Flic-ES) teve seu segundo dia marcado por manifestações artísticas, apresentações musicais, debates sobre cultura e democratização das artes, lançamento de livros e várias oficinas e brincadeiras para as crianças, que lotaram as tendas Cultural, Jovem, Literária e Espaço Lúdico.

A estudante de Comunicação Social da Ufes Laís Santana é uma das autoras estreantes desta edição da Feira. Lançando o livro de poesias Madrepérolas, Laís se diz animada em expor sua obra. “Eu nunca tinha participado de uma feira literária. Estou muito feliz e um pouco nervosa por estar expondo, divulgando e vendendo meu trabalho”, diz a autora.

Público jovem

Além de autores e palestrantes, crianças e adolescentes de várias escolas da Grande Vitória marcaram presença na Feira. A professora Daiana Ribeiro dá aulas em Serra Sede e trouxe crianças de nove anos para visitar o evento. “Está tudo muito organizado, a livraria é muito rica. Os alunos estão tendo a oportunidade de vivenciar momentos que não vivenciam em sala de aula”, avalia. Ela afirma também que vários de seus alunos já apresentam aptidão para a escrita. É o caso de Jamily Coelho, que diz escrever sobre tudo: “Eu gosto muito de escrever, mas aqui na feira gostei das danças”.

Já a professora Ivanete de Lima trouxe, pela primeira vez, 47 crianças com idade entre sete e nove anos de uma escola de Jardim Camburi, bairro de Vitória. “Está sendo gratificante trazer as crianças, elas estão interagindo bastante. A parte que mais gostaram foi o teatro e a construção de personagens. Acredito que daqui saia algum escritor”, diz a professora.

Visitantes de cidades do interior do estado também estiveram presentes, como o estudante Thalis Sangali, aluno do 3º ano do ensino médio de uma escola de Piúma. É a segunda visita de Thalis à Flic-ES, que conheceu o evento em 2017: “É bom ver a diversidade de pessoas, gosto muito de visitar os espaços da Feira”.

Abertura

A cerimônia oficial de abertura da 6ª Feira Literária Capixaba (Flic-ES) foi realizada na noite de quarta-feira, 22, e contou com as presenças da vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel; do presidente da Academia Espírito-Santense de Letras, Francisco Aurélio Ribeiro; da presidente da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras, Renata Bonfim; da presidente de honra da Feira e professora emérita da Ufes, Ester Abreu; do secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges; do jornalista e escritor José Arrabal; e dos deputados estaduais Janete de Sá e Sérgio Majeski; além de outras autoridades políticas e acadêmicas, e de representantes dos patrocinadores e apoiadores do evento.

A vice-reitora afirmou que é uma honra para a Ufes receber em seu campus a Feira Literária e propôs uma reflexão sobre a conjuntura atual. “Nós precisamos saber, neste tempo presente, o que todos nós vamos contar para nossos filhos e nossos netos. Em que lugar da história nós estaremos, se nós defenderemos as armas ou se continuaremos defendendo os livros. Se nós colocaremos a educação a serviço do povo brasileiro ou se colocaremos a educação a serviço daqueles que podem pagar. Estamos vivendo um momento difícil, mas nós vamos superar, nós resistiremos. E a Universidade Federal do Espírito Santo, nos seus 65 anos, nunca esteve tão viva! Nós iremos defender a educação do povo brasileiro”, destacou.

Na ocasião, foi lançado um vídeo em homenagem a Judith Leão Castello Ribeiro e também a revista 6ª Feira Literária Capixaba Judith Leão Castello Ribeiro e o livro Ufes: 65 anos, da coleção Escritos de Vitória, que reúne relatos de memória, contos e crônicas de 33 autores sobre a Universidade.

Cerca de 10 mil visitantes de todas as idades são aguardados pelos organizadores da 6ª Flic-ES até a noite de domingo, dia 26, quando se dará o encerramento da Feira. A programação completa do evento está disponível no site https://www.afesl.com.br/flices2019.

Texto: Adriana Damasceno e Thereza Marinho
Foto: Danielle Gonçalves