Cultura do povo pomerano é tema de encontro no Cine Metrópolis

09/09/2014 - 15:59  •  Atualizado 10/09/2014 17:43

A Ufes sedia nesta quarta-feira, 10, o Pommer ES – Encontro do povo tradicional pomerano, no Cine Metrópolis. A programação terá início às 8 horas, e os participantes serão recepcionados com um café pomerano e apresentação musical. O evento é realizado pela Associação de Cultura Alemã do Espírito Santo (Acaes) e Associação Pomerana de Pancas (Apop), em parceria com o Programa de Educação do Campo da Ufes e com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

O objetivo do encontro é fortalecer as lutas das comunidades tradicionais pela preservação da língua e por melhores condições de saúde, educação e transporte. A conferência de abertura abordará o tema “Os pomeranos no Brasil: a importância da diáspora para os estudos linguísticos” e será ministrada pelo professor Joachim Born, da Universidade de Giessen (Alemanha). Às 11h30, haverá um almoço no Restaurante Universitário com apresentações de grupos de dança, concertina e metais.

Também fazem parte da programação as mesas de debates “Povo Pomerano: lutas e conquistas I e II’’, apresentações de danças, apresentação da Carta do Povo Tradicional Pomerano e uma sessão de cinema com os filmes “A estrada silvestre”, de Ricardo Sá, “Bate-paus”, de Jorge Kuster Jacob, e a “Trajetória de um povo”, de Vanildo Kruger.

O Pommer ES é gratuito e aberto ao público. Os interessados podem se credenciar no local. Informações pelo telefone 3135-4545 e no portal http://www.educacaodocampo.ufes.br/

O evento contará com a presença do representante do Instituto de Ensino Superior da Região Serrana / Faculdade da Região Serrana, Ismael Tressmann; do professor da Universidade de Brasília, José Walter Nunes; do professor da Ufes, Erineu Foerste;  e da secretária Municipal de Educação de Santa Maria de Jetibá, Rosali Rauta Siller.