Cultura peruana movimenta o campus de Goiabeiras

31/03/2016 - 14:18  •  Atualizado 01/04/2016 11:28

As atividades do Dia da Cultura Internacional na Ufes, nesta quinta-feira, 31, foram voltadas para a República do Peru. O dia começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Peru, do Espírito Santo e da Universidade pelo reitor Reinaldo Centoducatte, o presidente do Ciclo da Cultura Peruana no Espírito Santo Guillermo Tasaico, a vice-reitora Ethel Maciel e a diretora de Relações Internacionais da Ufes Jane Meri Santos. Além de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos, também prestigiaram a solenidade membros da comunidade peruana em Vitória.

Na sequência, no auditório do LabPetro, houve apresentações de depoimentos de peruanos que vivem no estado e de estudos acadêmicos que estão sendo desenvolvidos na Ufes. O primeiro a falar foi o médico Carlos Sanz, peruano que vive em Vitória desde a década de 1960, contando como acompanhou as várias ondas de conterrâneos que passaram pelo estado, vindos para estudar ou em busca de melhores expectativas de trabalho. Já o presidente do Ciclo da Cultura Peruana no Espírito Santo, o dentista formado pela Ufes Guillermo Tasaico, narrou as dificuldades enfrentadas por alguns jovens que tentam se estabelecer no Brasil sem a devida documentação para poderem trabalhar ou estudar. E o engenheiro civil Alejandro Alabrin, também formado pela Ufes, contou como era o convívio dos estrangeiros nos anos 1970, que tinham o Restaurante Universitário como ponto de encontro. Ele também destacou a iniciativa da Universidade de bem acolher os estudantes de outros países, algo que já ocorria desde sua época, com a oferta das disciplinas de Português para Estrangeiros, adaptadas da antigas aulas de Vernáculo.

Na continuidade das atividades da parte da manhã, apresentou-se o professor do Departamento de Física Alan Miguel Velásquez, que fez um breve histórico da Cosmologia, tendo como origem os mitos herdados das culturas babilônicas, egípcias e incaica e quechua. A para encerrar o momento acadêmico, a fala foi da mestranda de Linguística Rosario de La Cruz Vila, sobre o Peru como um país multilíngue e multicultural, sobretudo quanto ao resgate das línguas originárias.

Na hora do almoço, nos restaurantes universitários de Goiabeiras e de Maruípe, foi servido como opção, um prato típico do Peru: lomo saltado (isca de carne com batatas).

Na parte da tarde, o Dia da Cultura Internacional na Ufes foi encerrado com a exibição, no Cine Metrópolis, do filme Pantaleón y las visitadoras, dirigido por Francisco Lombardi, adaptado da obra de Mario Vargas Llosa.

No mês de abril, o país a ser homenageado pela Ufes será a Alemanha, com atividades no dia 28.

Proposta

O Dia da Cultura Internacional na Ufes tem como proposta celebrar, na última quinta-feira de cada mês, a cultura de um país com o qual a Ufes mantém relações de intercâmbio de estudantes ou acordos de cooperação acadêmica, além de despertar nos brasileiros o potencial de se tornarem estudantes de mobilidade internacional.

O evento é realizado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI), pela Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc), pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e pelo Centro de Línguas da Ufes.

Texto: Edgard Rebouças
Foto: Jorge Medina