Curso de Economia Circular e Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos está com inscrições abertas

O Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (Lagesa) da Ufes oferecerá o curso Economia Circular e Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, de 15 fevereiro a 11 junho, das 8 às 12 horas, em sábados alternados, no Núcleo Camaleão, localizado em Jardim da Penha, Vitória. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no endereço http://bit.ly/EconomiaCircularResíduos, onde também estão disponíveis outras informações sobre o processo seletivo.

O principal objetivo do curso é fornecer subsídios na elaboração de planos de negócios ou projetos de engenharia nos diversos elementos da gestão e do gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos, utilizando o conceito de economia circular.

O curso

Durante as aulas, os participantes serão levados a debater não só sobre os elementos técnicos de engenharia, mas também sobre aqueles normativos, regulatórios e econômicos necessários para a análise de riscos durante a elaboração de estudos de viabilidade econômica. No final do curso, é esperado que os alunos desenvolvam estudos de viabilidade econômica, bem como um plano de negócios para empreendimentos de destinação de resíduos sólidos urbanos.

Entre os temas que serão discutidos, estão: economia circular aplicada ao gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos, sistema de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, parcerias na administração pública e regulação aplicada ao saneamento, manejo de resíduos, elementos de coleta e transporte.

“Além da capacitação dos elementos em engenharia sobre resíduos sólidos, o curso tem como objetivo secundário divulgar para a comunidade externa as atividades desenvolvidas pela Engenharia Ambiental e pelos programas de pós-graduação da Ufes, estreitando as relações entre a comunidade interna e a externa. Assim, os produtos desenvolvidos durante as atividades também poderão ser utilizados na elaboração de projetos de pesquisa de pós-graduação stricto sensu”, enfatiza o coordenador do curso e professor do Departamento de Engenharia Ambiental da Ufes, Renato Siman.

 

Texto: Jorge Medina

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.