Curso de Farmácia realiza ação de conscientização sobre o uso de medicamentos

04/05/2017 - 11:02  •  Atualizado 05/05/2017 14:54

Estudantes do curso de Farmácia da Ufes realizam nesta sexta-feira, dia 5, uma ação de conscientização sobre o uso seguro de medicamentos, como parte da campanha do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento, celebrado nesta data.

A ação consiste na distribuição de folders com orientações à população ambulatórios do Hospital Universitário e nas Unidades de Saúde da Família de Bairro da Penha, Andorinhas e Maruípe. No hospital a distribuição ocorrerá das 7 às 13 horas. Já nas unidades de saúde será das 8 às 12 horas.

A atividade é organizada por professores e estudantes do curso, em conjunto com farmacêuticos das Unidades de Saúde da Família de Vitória e do Hospital Universitário.

Riscos

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos foi instituído para alertar a população sobre os riscos da automedicação. Segundo informações do Ministério da Saúde, a automedicação pode agravar doenças, já que a utilização de remédios sem a informação adequada pode esconder determinados sintomas. Além disso, há o risco da combinação errada de substâncias, que pode anular ou potencializar o efeito da outra. A venda de medicamentos sem receita, quando esta for obrigatória, pode trazer implicações sérias para a saúde. Desta forma, as farmácias e drogarias têm papel fundamental no controle da automedicação.

Ainda segundo o Ministério, o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação são os principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.

Texto: Ana Luiza Dias
Imagem: Blog da Saúde - Ministério da Saúde