Cursos de educação a distância da Ufes formam cerca de 850 alunos este mês

17/08/2018 - 18:31  •  Atualizado 31/08/2018 12:05

Os cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Filosofia, Física, História, Pedagogia e Química, ministrados pela Ufes na modalidade a distância (EaD), formam este mês cerca de 850 estudantes em 19 polos localizados no interior do Espírito Santo.

“Formar quatro estudantes de um curso em um município pode parecer pouco. Mas, nos municípios distantes, é um número significativo, porque estamos formando professores que vão atuar naquelas comunidades. O aluno do interior do Estado que vem estudar em um campus de Vitória dificilmente volta para sua cidade de origem. A característica da EaD é que o aluno que se forma no município, fica no município, e manter o professor atuando em sua região é muito importante”, afirma a secretária de Ensino a Distância da Ufes, Maria José Rodrigues.

Ela destaca ainda que, na educação a distância, a Universidade vai até o aluno: “Muitos não conseguem estudar nos campi porque não têm como se manter aqui. Essa é uma realidade para muitos estudantes”.

Credenciamento

A Ufes foi credenciada pelo Ministério da Educação para a oferta de cursos superiores na modalidade de EaD em 2001. Desde então, 12.922 estudantes já concluíram a graduação nos cursos ofertados.

O primeiro curso foi o de Pedagogia, por meio do qual formaram-se 6.171 professores das séries iniciais do ensino fundamental dos sistemas públicos de ensino dos 78 municípios capixabas, que atuavam sem formação em nível superior.

Em 2006, a Universidade aderiu ao projeto-piloto do curso de Administração a distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A Ufes oferta cursos EaD em 27 Polos Municipais de Apoio Presencial-UAB. Nesse contexto, a proposta de EaD da Ufes visa intensificar a cultura da educação aberta e a distância na Universidade, bem como a utilização das novas tecnologias da comunicação e da informação nos espaços formadores internos.

Atualmente, a Ufes oferta os seguintes cursos na modalidade a distância:

– Graduação: Licenciatura em Artes Visuais, Biologia, Filosofi a, Física, História, Letras Italiano, Pedagogia e Química.

– Especialização: Ensino de Matemática no Ensino Médio; Epidemiologia; Filosofia e Psicanálise para a Formação de Professores; Gestão Pública; e Oratória, Transversalidade e Didática da Fala.

Texto: Thereza Marinho