Cursos de Pós-Graduação avançam na avaliação da Capes

11/12/2013 - 17:59  •  Atualizado 16/12/2013 17:33

Por Hélio Marchioni e Jorge Medina

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao do Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta terça-feira (10) os resultados da avaliação trienal (2010-2012) dos programas de pós-graduação ministrados no País. Os 48 programas oferecidos pela Ufes foram avaliados e 13 melhoraram suas notas. Seis receberam conceito 5 (Doenças Infecciosas, História, Política Social, Psicologia, Saúde Coletiva e Renorbio-Rede Nordeste de Biotecnologia). Outros 19 cursos foram avaliados com conceito 4 e 23 cursos obtiveram nota 3 (veja avaliação completa na tabela abaixo).

“É a primeira vez que a Ufes tem a maioria dos seus programas avaliados nos níveis Bom e Muito Bom. Isso consolida a pós-graduação da Universidade e nos coloca o desafio de avançar ainda mais, chegando aos conceitos 6 e 7. Temos hoje 22 cursos de doutorado e pretendemos chegar ao final da nossa gestão com 30 cursos ofertados”, comemora o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Neyval Costa Reis Júnior.

Conforme notas atribuídas pelo MEC, os conceitos 1 e 2 significam Insuficiente. O conceito 3 aponta um desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade. Os conceitos 4 e 5 consideram o desempenho Bom e Muito Bom, respectivamente. Um programa pode ser avaliado como Excepcional quando alcança conceito 6 e o conceito 7 é a nota máxima, que indica desempenho equivalente ao alto padrão internacional.

O pró-reitor explica que o conceito 3 geralmente é atribuído a cursos novos, que ainda estão em processo de avaliação e consolidação. Para ele, essa melhoria significativa da pesquisa e da pós-graduação se deve a uma série de fatores, com destaque para o ingresso de novos docentes na Universidade, a ampliação dos investimentos e da infraestrutura e o avanço da pesquisa na graduação.

“Em 1996 tínhamos apenas 3,3% dos alunos da graduação envolvidos com a pesquisa e em 2013 esse índice chegou a 21%. Isso aumenta a qualidade do perfil do egresso da graduação, tornando-o melhor preparado tanto para a pós-graduação quanto para o mercado de trabalho”, enfatiza Reis.

Novos cursos

A Capes também aprovou os cursos de doutorado em Educação Física e em Química, além dos mestrados em Ensino na Educação Básica, a ser ofertado no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), e em Engenharia Química, no Centro de Ciências Agrárias (CCA), em Alegre. A previsão é que os cursos comecem a funcionar no primeiro semestre de 2014.

Confira o conceito dos programas de pós-graduação da Ufes no arquivo em anexo.