Dia da Cultura Internacional homenageia a Alemanha nesta quinta, 28

27/04/2016 - 16:38  •  Atualizado 28/04/2016 18:07
Em sua 6ª edição, o Dia da Cultura Internacional na Ufes homenageia nesta quinta-feira, 28, a Alemanha. A programação começa logo pela manhã com hasteamento das bandeiras no campus de Goiabeiras, às 8h30.

Entre as atividades programadas há uma série de palestras sobre o país e convênios das 9 às 11 horas, no auditório do prédio do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Caracterização de Óleos Pesados (LabPetro). Haverá falas de abertura com as presenças do reitor Reinaldo Centoducatte, da vice-reitora Ethel Maciel e do consul honorário da Alemanha Renato Kröhling. Na sequência serão tratados dos acordos entre a UFES e universidades alemãs.
A primeira mesa terá como tema "Cerveja: Ciência e Arte", que abordará o processo de produção de cerveja na Alemanha e os 500 anos da lei da pureza da cerveja naquele país. A segunda será sobre "Idioma Alemão no Espírito Santo e na UFES", com professores e estudantes do Centro de Línguas. A terceira parte das atividades acadêmicas da manhã se dedicará a "Experiências de brasileiros na Alemanha e alemães no Brasil", com temas ligados a família, educação, religião, amizades, sistema de ensino, alimentação, idioma, mundo do trabalho, relações interpessoais, individualismo/coletivismo, desenvolvimento pessoal e profissional. A a última mesa será sobre "Refugiados e Migração", analisando os prós e contras do processo histórico que toca a Alemanha há muitos anos.
A partir das 11 horas, em frente ao Restaurante Universitário de Goiabeiras havará a apresentação do Coral da Igreja Evangélica Luterana Brasileira (IELB) de Santa Maria de Jetibá; e o cardápio do RU terá como opção Panqueca de Batata, prato típico alemão. Na parte da tarde, a partir das 14h40, será exibido o filme A Rua Bornholmer (foto), no Cine Metrópolis, com entrada franca. O filme conta os conflitos dos policiais da fronteira entre Berlim oriental e ocidantal quando na queda do muro e reunificação do país.

A organização dessa edição conta com a colaboração do Centro de Línguas da Ufes (CLC), que atualmente possuí 443 estudantes em 30 turmas
de alemão. Essa edição do Dia da Cultura Internacional, ainda recebe o apoio da prefeitura de Santa Maria de Jetibá, município da região serrana do Estado.

Intercâmbio

O Dia da Cultura Internacional na Ufes tem como proposta celebrar, na última quinta-feira de cada mês, a cultura de um país com o qual a Ufes mantém relações de intercâmbio de estudantes ou acordos de cooperação acadêmica, além de despertar nos brasileiros o potencial de se tornarem estudantes de mobilidade internacional. O evento é realizado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e pela Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) da Ufes. Em maio, o país homenageado será Portugal.

Texto: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)