Dia da Cultura Internacional homenageia a França nesta quinta, 30

28/06/2016 - 17:18  •  Atualizado 30/06/2016 18:20

A Ufes promove nesta quinta-feira, dia 30, a 7ª edição do Dia da Cultura Internacional, com homenagem à França. O projeto é realizado toda última quinta-feira de cada mês.

Pela manhã, haverá hasteamento das bandeiras do Brasil, da Ufes e daFrança na praça da Reitoria, no campus de Goiabeiras, às 8h30. A solenidade de abertura e apresentações acadêmicas serão no auditório do LabPetro, a partir das 9 horas, com palestras sobre convênios e a vida acadêmica para brasileiros na França.

No Restaurante Universitário (RU), a partir das 11 horas, além do prato típico – um cassoulet, prato à base de feijão com temperos – haverá também músicas francesas e decoração referente ao país.

O Cine Metrópolis também entra na programação com uma sessão especial às 13 horas, em que será exibido o filme Landes, de François-Xavier Vives. O filme, de 2012, narra a história de Liéna Duprat, que durante os anos 1920 perde seu marido, proprietário de vastas terras em Landes. A partir de então, Liéna se empenha em continuar o trabalho de levar luz elétrica para as aldeias habitadas por seus inquilinos. Porém, ela percebe que comparada à miséria na qual vivem os camponeses, a luz elétrica é algo supérfluo. A entrada é gratuita.

Intercâmbio

O Dia da Cultura Internacional na Ufes é realizado desde agosto de 2015 pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e pela Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc). Todo mês a Universidade celebra a cultura de um país com o qual mantém relações de intercâmbio ou acordos de cooperação acadêmica, além de divulgar oportunidades de mobilidade internacional.

Depois da França, o próximo país homenageado será Angola.

Confira a programação:

8h30 – Hasteamento de bandeiras – Praça das Bandeiras (Reitoria

9h – Solenidade de abertura – Auditório do LabPetro

9h20 - Apresentações acadêmicas - "Oportunidades de Estudos na França" com João Marcos Rampini, do Campus France

9h45 - Poemas

9h50 - Programa Brafitec / Visão do aluno brasileiro que estudou na França e de um francês que estuda na Ufes (30 min)

10h20 - Poemas

10h25 – Ensino da língua francesa para a comunidade, desenvolvimento da língua francesa e a vida universitária na França, com depoimento de estudantes

10h55 – Apresentação de poemas

11h – Vinculação da arte entre a França e o Brasil

11h30 – Encerramento

11h às 13h30 – prato típico no Restaurante Universitário (RU) – Cassoulet - e execução de músicas francesas