Disputa entre Minas Gerais e Espirito Santo é tema de documentário

16/12/2013 - 09:51  •  Atualizado 17/12/2013 10:23
Compartilhe

Por Cinthia Pereira (*)

O Cine Metrópolis exibe nesta segunda-feira, dia 16, o lançamento do documentário “Contestado 50 anos”. Com roteiro e direção de Cloves Mendes e Romulo Musiello, a obra conta a história da briga entre o Espirito Santo e Minas Gerais, que por quase 30 anos fez das cidades de Barra de São Francisco e Mantena, no norte do Estado, uma região de dupla jurisdição, insegura e violenta. Com a assinatura de um acordo que delimitava o espaço territorial entre os dois Estados, no ano de 1963, essa história chegou a um final de superação e paz para a região. A partir de então, os dois municípios se desenvolveram e são motivo de orgulho para seus habitantes.

O documentário tem duração de 30 minutos e reúne depoimentos de moradores antigos como o Sr. Domingos Jairo e Dona Maria Lindemberg e personalidades políticas, como os atuais prefeitos de Barra de São Francisco e de Mantena, Luciano Pereira e Wanderson Elizeu Coelho, respectivamente.

O evento começa às 19 horas, tem entrada gratuita e é aberto ao público. O projeto foi realizado por meio de uma parceria entre a Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho