Divulgadas as candidaturas à Reitoria da Ufes

21/08/2015 - 17:50  •  Atualizado 24/08/2015 16:20

A Comissão Coordenadora da Pesquisa (CCP) para indicação de nomes para a escolha de reitor e vice-reitor da Ufes divulgou nesta sexta-feira, 21, as três chapas registradas e deferidas para participar do processo de votação que será realizado no dia 22 de setembro, em primeiro turno. Os candidatos ao cargo de reitor e vice-reitor são, respectivamente:

- Glaucia Rodrigues de Abreu (professora do Departamento de Ciências Fisiológicas e atual diretora do Centro de Ciências da Saúde) e Sávio Silveira de Queiroz (professor do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento);

- Marcel Olivier Ferreira de Oliveira (professor do Departamento de Engenharia Civil) e Aloísio Falqueto (professor do Departamento de Medicina Social);

- Reinaldo Centoducatte (professor do Departamento de Física e atual reitor); e Ethel Leonor Noia Maciel (professora do Departamento de Enfermagem e atual vice-reitora);

A pesquisa será realizada nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus, das 7 às 21 horas. De acordo com a resolução dos conselhos, não haverá segundo turno no caso de uma chapa alcançar pontuação superior à soma dos pontos das demais chapas. O segundo turno, se ocorrer, está definido para o dia 6 de outubro. O resultado oficial será divulgado no dia 21 de outubro.

Paridade

As chapas inscritas irão disputar os votos de aproximadamente 30 mil pessoas. Poderão participar da pesquisa, como eleitores, todos os professores, técnico-administrativos e estudantes regularmente matriculados na graduação presencial e a distância, na pós-graduação (doutorado e mestrado), na residência médica e residência multiprofissional. De acordo com o presidente da CPP, Armando Biondo Filho, a pesquisa será paritária; ou seja, em cada segmento – professor, técnico e estudante – a pontuação de cada chapa será calculada observando o total de votantes, incluindo eventuais votos nulos e brancos.

De acordo com a resolução dos conselhos, o eleitor poderá votar somente uma vez, mesmo se tiver diferentes vínculos com a Universidade – técnico-administrativo e estudante, por exemplo. O eleitor que participar da pesquisa deverá, na respectiva seção receptora de votos, se identificar com documento de identidade com foto. Na apuração do resultado será obedecida a ponderação de 1/3 para cada segmento acadêmico. O período para divulgação das propostas das chapas será de 27 de agosto a 21 de setembro, com previsão de debates temáticos entre as chapas – 9 de setembro, às 15h, no campus de São Mateus; no dia 11, às 9h, em Maruipe; no dia 14, às 18h, em Goiabeiras; e no dia 17, às 15h, em Alegre. Conheça a composição da CCP, o calendário e as normas da pesquisa em www.pesquisareitor.ufes.br. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail  pesquisareitor@ufes.br.

Texto: Hélio Marchioni