Divulgado o edital que regulamenta o ingresso em cursos da Ufes pelo Sisu 2017

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Ufes publicou em sua página na internet (www.prograd.ufes.br) o edital contendo as normas para acesso aos cursos de graduação da Universidade no primeiro e no segundo semestres de 2017, cuja seleção será feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

No edital (também anexado abaixo) estão informações sobre as etapas de seleção e matrícula, e número de vagas por curso.

No total, a Ufes irá oferecer pelo Sisu 4.930 vagas em 91 cursos, nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus. Os cursos de licenciatura em Educação do Campo, Letras-Libras e Intercultural Indígena, assim como os cursos de bacharelado e licenciatura em Música terão processos seletivos específicos, realizados pela Universidade.

Enem

Poderão participar do Sisu os candidatos que tenham concluído o Ensino Médio e que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016. Após a divulgação do resultado do Enem (prevista para o dia 19 de janeiro), o candidato deve verificar, para o curso pleiteado, a nota mínima estabelecida pela Ufes para cada disciplina, assim como a média necessária no exame nacional.

As ações afirmativas atenderão ao estabelecido pela Portaria MEC nº 18, 2012, com metade das vagas destinadas a estudantes egressos de escola pública. Dentro desse percentual, também está prevista cota para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Os classificados deverão realizar a pré-matrícula online, via Internet, no endereço eletrônico www.sisu.ufes.br, onde o candidato confirmará seu interesse pela vaga. Posteriormente, será realizada pela Ufes a matrícula definitiva dos candidatos. Ambas as etapas de matrícula são obrigatórias.

O cronograma do Sisu para 2017 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Texto: Nábila Corrêa

Manchete