Documentário ‘Epidemia de Cores’ estreia no Cine Metrópolis nesta quinta, 10

09/11/2016 - 17:40  •  Atualizado 11/11/2016 18:18

Arte, loucura e liberdade são os fios condutores do documentário brasileiro Epidemia de Cores (foto), que estreia no Cine Metrópolis nesta quinta-feira, 10. O filme de Mário Saretta narra a rotina dos participantes e coordenadores de uma Oficina de Criatividade, projeto realizado em um hospital psiquiátrico de Porto Alegre.

Durante mais de dois anos, o diretor fez as filmagens interagindo com os ex-internos e moradores do hospital psiquiátrico, por meio de uma linguagem audiovisual ética e esteticamente sensível. Epidemia de Cores retrata os silêncios e as vozes daqueles que normalmente são esquecidos, proporcionando um novo olhar em relação à loucura.

Continuam em cartaz os filmes Tatuagem, de Hilton Lacerda, Branco Sai, Preto Fica, de Adirley Queirós e a produção francesa Entre os Muros da Escola, de Laurent Cantet. Os horários das sessões podem ser conferidos abaixo. Os ingressos para a programação regular do cinema custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), e estudantes da Ufes têm entrada gratuita. Já servidores técnico-administrativos e docentes pagam meia-entrada.

Cinemas em rede

Também nesta quinta, 10, às 19 horas, o Cine Metrópolis recebe mais uma sessão do projeto Cinemas em Rede. O longa-metragem escolhido é O Homem que não Dormia, de Edgar Navarro. A entrada é gratuita, e a sessão é seguida de debate com o diretor por webconferência.

O filme, não recomendado para menores de 18 anos, narra a história de uma pequena cidade, onde alguns moradores têm presságios envolvendo a chegada de um misterioso peregrino. O pesadelo se torna realidade, e os moradores do vilarejo assistem a acontecimentos insólitos.

O projeto Cinemas em Rede tem como objetivo contribuir para a articulação de um circuito universitário de exibição audiovisual, a partir do compartilhamento e difusão de conteúdos via internet de alta capacidade. Atualmente, 12 cinemas universitários participam do projeto, que é promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com os Ministérios da Cultura (MinC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As sessões oferecidas pelo projeto ocorrem simultaneamente em todas as salas participantes e são sempre gratuitas e abertas ao público.

Mais informações no site www.cinema.ufes.br .

Confira a programação completa abaixo:

Epidemia de Cores, de Mário Saretta (Brasil, 2016, cor, 70')

A rotina dos participantes e coordenadores da Oficina de Criatividade, ministrada no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. As atividades no local contam com a participação de ex-internos, moradores do hospital psiquiátrico e frequentadores interessados em arte, arteterapia ou no desenvolvimento de atividades expressivas, como pintura, bordado, escultura em argila e escrita criativa.

Quinta-feira (10) às 17h30
Sexta (11) e segunda-feira (14) às 18h20
Sábado (12) às 18 horas
Domingo (13) às 18h30
Terça (15) e quarta-feira (16) às 20h30

Tatuagem, de Hilton Lacerda (Brasil, 2013, cor, 110')

Brasil, 1978. Durante a Ditadura Militar, em um teatro-cabaré de periferia, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecidos com seus espetáculos e interferências públicas. Com intelectuais e artistas, além de seu tradicional público de homossexuais, eles ensaiam a resistência política a partir do deboche e da anarquia.

Sexta (11), sábado (12), segunda (14) e terça-feira (15) às 16 horas
Domingo (13) às 20 horas
Quarta-feira (16) às 18h20

Branco Sai, Preto Fica, de Adirley Queirós (Brasil, 2014, cor, 90’)

Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.

Quinta-feira (10) às 16 horas
Terça-feira (15) às 18h30

Entre os Muros da Escola (Entre les Murs), de Laurent Cantet (França, 2008, cor, 128')

Um grupo de professores de uma escola do subúrbio de Paris tenta manter vivo o estímulo de para dar a melhor educação a seus alunos. Na sala de aula, um microcosmo da França contemporânea, acontecem diversos embates entre diferentes culturas.

Sexta (11) e segunda-feira (14) às 19h50
Sábado (12) às 19h30
Domingo (13) às 16 horas

Mar de Rosas, de Ana Carolina (Brasil, 1977, cor, 99’)

Curso Uma História do Cinema Brasileiro, com o professor Fabio Camarneiro

Sérgio e Felicidade chegam a um hotel no Rio de Janeiro, com a filha adolescente, Betinha, discutindo o relacionamento. Uma briga que culmina na esposa agredindo o marido com uma navalha. Acreditando que o marido está morto, ela foge com Betinha de volta para São Paulo. Uma viagem que se torna um jogo de manipulações e violência.

Exibição seguida de aula. Entrada franca.

Sexta-feira (11) às 13 horas

Cinemas em Rede - O Homem que Não Dormia, de Edgard Navarro (Brasil, Drama, cor, 98’)

Numa mesma noite, cinco pessoas de uma cidadezinha do interior são acometidas por um mesmo pesadelo envolvendo um homem sinistro e um tesouro enterrado. Com a chegada de um misterioso peregrino, o vilarejo é arrebatado da rotina medíocre e os personagens são lançados num vórtice de acontecimentos insólitos.

Exibição seguida de debate transmitido online. Entrada Franca.

Quinta-feira (10) às 19 horas

Texto: Patrícia Garcia