Documentário divulga pesquisas realizadas na Ilha da Trindade

25/03/2014 - 18:48  •  Atualizado 27/03/2014 19:00
Compartilhe

Por Hélio Marchioni

O Laboratório de Ictiologia (Ictiolab) do Departamento de Oceanografia e Ecologia da Ufes e a Associação Ambiental Voz da Natureza  produziram um documentário com o objetivo de divulgar para a comunidade em geral a biodiversidade da Cadeia Vitória-Trindade (CVT) e os resultados já alcançados com as pesquisas sobre os peixes recifais realizadas no local.

Com o nome Cadeia Vitória-Trindade, o documentário pretende sensibilizar as pessoas e os órgãos responsáveis para a necessidade da implementação de medidas de conservação deste ambiente marinho. O vídeo está disponível no endereço eletrônico: www.youtube.com/watch?v=0FopIi2ZLOM

O arquipélago de Trindade e Martin Vaz são as ilhas oceânicas mais afastadas do litoral brasileiro e a CVT é uma cordilheira vulcânica que se estende por cerca de 1.200 quilômetros em frente à costa do Espírito Santo. O coordenador do Ictiolab, Jean-Christophe Joyeux, explica que “foi necessária uma expedição com o uso inédito, no Brasil, de equipamentos especiais de mergulho para comprovar que os peixes saem da costa e chegam até a Ilha de Trindade fazendo da série de montanhas submarinas um trampolin de conectividade”.

O Ictiolab foi fundado em 1998 e, desde sua implantação, vem desenvolvendo diversas pesquisas relacionadas à ecologia e distribuição de ictioplâncton costeiro e estuarino, biogeografia e sistemática de peixes recifais e estuarinos.