O Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCon) irá ofertar, a partir de 2019, doutorado na área de Contabilidade e Controladoria. A autorização para a criação do curso foi divulgada este mês pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
De acordo com o coordenador do PPGCon, professor Annor da Silva, o processo seletivo será realizado no próximo ano, com seis vagas. A seleção incluirá o desempenho do candidato no teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), avaliação de seu currículo (Plataforma Lattes), entre outras etapas. O curso terá duração mínima e máxima de 24 e 42 meses, respectivamente.
As linhas de pesquisa do curso terão foco nos papéis econômico e social desempenhados pelos profissionais da área. O objetivo é a formação de egressos capazes de contribuir para o desenvolvimento da Contabilidade, em nível acadêmico e profissional, com base na análise e reflexão crítica.
A criação do curso de doutorado agrega valor ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, que vem obtendo desempenho ascendente nas últimas avaliações da Capes. “O PPGCon é relativamente novo. Foi iniciado em 2010, com o mestrado, e já recebemos nota 4 no último ciclo avaliativo da Capes”, explica o professor Arnnor. No Estado, além da Ufes, apenas mais uma instituição de ensino superior, especializada na área de negócios, oferece programa de pós-graduação em Contabilidade.
Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho