Duas estreias marcam a semana na programação do Cine Metrópolis

Os filmes nacionais 45 dias sem você e Inferninho (foto) são as estreias da semana no Cine Metrópolis. A partir do dia 23, o cinema, localizado no campus de Goiabeiras da Ufes, reapresenta, ainda, o documentário Varda por Agnès. O projeto Cineclube Aldeia também está com filme em cartaz, com entrada franca.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema por R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Estudantes da Ufes têm entrada gratuita.

Confira a programação completa.

45 dias sem você (16 anos)

Primeiro longa do diretor Rafael Gomes, esse filme foi rodado em cinco países. Na história, o público conhece Rafael, que resolveu sair do país após ser abandonado pelo namorado, por quem esperou por 45 dias e foi dispensado junto com uma caixa de chocolates.

Rafael toma, então, a decisão de se exilar de si mesmo, viajando para três diferentes destinos. O filme começa com o protagonista chegando em Londres para passar um tempo com a amiga Júlia. Depois, encontra-se com Fábio em Portugal e Mayara na Argentina.

45 dias sem você reúne os mesmos produtores do filme Hoje eu quero voltar sozinho, de 2014, abrigando conflitos existenciais semelhantes. Fazem parte do elenco os atores Rafael De Bona, Júlia Correa, Fábio Lucindo, Mayara Constantino e Ícaro Silva.

Sessões: quinta-feira, 23, às 18h20; sexta-feira, 24, às 18h20; sábado, 25, às 18h; domingo, 26, às 16h; segunda-feira, 27, às 16h; terça-feira, 28, às 16h; quarta-feira, 29, às 20h.

 

Inferninho (12 anos)

Filme cearense de Guto Parente e Pedro Diógenes, a história se passa toda dentro de um bar, o Inferninho, que é velho, tem ambiente escuro, localiza-se em um lugar distante e é frequentado por clientes que desejam fugir da realidade. Deusimar, a dona do Inferninho, envolve-se com o marinheiro Jarbas, e essa relação transforma o cotidiano do bar e a vida dos funcionários do local: Luiziane, a cantora; Coelho, o garçom; e Caixa-Preta, a faxineira.

Sessões: quinta-feira, 23, às 20h30; sexta-feira, 24, às 20h30; domingo, 26, às 17h50; segunda-feira, 27, às 18h30; quarta-feira, 29, às 18h30.

 

Varda por Agnès (12 anos)

Verdadeiro filme-testamento, o filme revisita a obra da cineasta belga Agnès Varda, sem seguir uma ordem cronológica. O documentário é uma declaração de amor ao cinema e à fotografia no qual, ao longo de quase duas horas, Varda ministra lições apoiadas em três palavras: inspiração, criação e partilhamento.

No filme, a realizadora relembra sua iniciação no cinema, com o filme La Pointe Courte, filmado em 1954. Também há referências ao fato de Varda sempre fazer filmes baratos, em casa ou nas ruas em que morou.

A diretora relembra longas e curtas, ficcionais ou documentais da cineasta, destacando as quatro mil imagens fixas que realizou em Cuba e transformou na fotomontagem Saudação aos cubanos; seu ensaio fílmico L’Ópera Mouffe, um filme poema; as filmagens com Tio Yanko, morador de um barco colorido; o corpo feminino que ela tanto valorizou; os homens que ela desnudou; seu maior fracasso (As 101 noites de Simon Cinéma); e o filme que mais amou, Documenteur.

Sessões: sábado, 25, às 16h; segunda-feira, 27, às 20h; e quarta-feira, 29, às 16h.

 

Cineclube AldeiaOremba'e Eý Yma Guara: O Mel do Passado

Dirigido por Thiago Carvalho e Laura Rachid, esse documentário foi produzido na Terra Indígena Guarani Mbya, no bairro Jaraguá, na cidade de São Paulo. O curta aborda o importante resgate da cultura Guarani em relação às abelhas nativas e o mel e a preservação do meio ambiente.

Projeto de pesquisa e extensão do Departamento de Ciências Sociais da Ufes com imagens indígenas, o Cineclube Aldeia foi criado em 2017 com o objetivo de promover o debate sobre a questão indígena contemporânea na América Latina.

O projeto é coordenado pelos professores Fábio Camarneiro, do Departamento de Comunicação Social, e João Vianna, do Departamento de Psicologia.

Sessão: terça-feira, 28, às 18h.

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.