Duas estreias nacionais na programação do Cine Metrópolis

16/03/2016 - 18:42  •  Atualizado 18/03/2016 17:28

As produções brasileiras são destaques na programação do Cine Metrópolis que entra em cartaz nesta quinta-feira, 17. Invasores, ficção paulistana de Marcelo Toledo, e O Gigantesco Ímã, documentário pernambucano de Petrônio Lorena e Tiago Scorza, são as estreias dessa semana.

O Gigantesco Ímã, que ocupa a sessão das 17 horas, conta a história de Evangelista Ignácio de Oliveira, um cientista e inventor pernambucano que, apesar de nunca ter estudado nas escolas, dedica a sua vida à criação de novas máquinas e à simplificação de máquinas já existentes, além de desenvolver teorias astrofísicas que questionam o conhecimento acadêmico.

Invasores, exibido nas sessões das 18h40, tem como protagonista a personagem da boliviana Cláudia, uma moradora de São Paulo que sonha em ingressar na faculdade de música da Universidade de São Paulo (USP). Sem possuir instrumento musical em casa, ela inicia uma trajetória de persistência para passar na prova prática da Universidade. O filme aborda temas caros ao Brasil contemporâneo, colocando em pauta a questão do acesso universal ao ensino superior gratuito e do direito aos espaços urbanos.

Já na sessão das 20h15 será exibido o filme O Cheiro da Gente (The Smell of Us), de Larry Clark, em cartaz desde a semana passada.

As entradas são vendidas na bilheteria do cinema e custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Estudantes da Ufes têm direito a entrada gratuita, mediante apresentação da carteirinha de estudante ou documento com foto acompanhado de comprovante de matrícula ou horário individual.

Sessões gratuitas

Além da programação semanal, o Metrópolis também oferece cursos sobre cinema, ciclos e cineclubes. Durante essa semana, a sessão do curso Uma História do Cinema Brasileiro, será na sexta-feira, às 13 horas. Já a do curso O Jazz no Cinema será na segunda-feira, também às 13 horas.

O ciclo Cinema Rock 'n' Roll terá exibições às 13 horas e às 15 horas (confira os filmes na programação abaixo). A Sessão Cineclube, realizada sempre às quintas-feiras, às 20 horas, apresentará a primeira exibição do Cine Defensoria, que abordará o tema "Aborto e a judicialização da vida". Todas essas sessões são abertas ao público.

Programação completa:

Quinta, 17
13h - A Rosa (The Rose), de Mark Rydell  Ciclo Cinema Rock 'n' Roll
15h - Tommy, de Ken Russell Ciclo Cinema Rock 'n' Roll
20h - Sessão Cine Defensoria

Sexta, 18
13h - As Amorosas, de Walter Hugo Khouri - Curso Uma História do Cinema Brasileiro, (professor Fabio Camarneiro)
20h15 - O Cheiro da Gente (The Smell of Us), de Larry Clark

Sábado, 19

Domingo, 20

Segunda, 21

13h - Ascensor para o Cadafalso (Ascenseur pour l'échafaud), de Louis Malle Curso O Jazz no Cinema