Edital de inscrição para o PIIC 2017/2018 está aberto e traz mudanças

05/05/2017 - 16:38  •  Atualizado 05/05/2017 16:51

Está publicado no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) o edital de inscrição dos estudantes no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da Ufes. As inscrições terminam no dia 22 de maio e devem ser realizadas pelos professores orientadores por meio do preenchimento dos formulários eletrônicos disponíveis no Sistema Acadêmico de Pesquisa e Pós-Graduação (SAPPG).

O Edital PIIC 2017/2018 (também anexado abaixo) traz quatro mudanças em relação aos editais dos anos anteriores: a dispensa da postagem do arquivo do projeto, sendo substituído por um link com o projeto cadastrado no SAPPG; a adoção de uma única limitação ao arquivo do subprojeto, que passa a ter o limite de 10 páginas; o arquivo do subprojeto só pode ser apresentado no formato PDF; e a obrigatoriedade do comparecimento dos professores orientadores à Jornada de Iniciação Científica para avaliação dos pôsteres que lhes forem designados pelo Comitê Setorial de Iniciação Científica.

Segundo o diretor do Departamento de Pesquisa da PRPPG Iuri Drumond Louro, “as mudanças visam, por um lado, facilitar o processo de submissão de propostas e, por outro, otimizar a tarefa de avaliação de pôsteres na Jornada de Iniciação Científica”.

Novos talentos

O professor Iuri explica que o PIIC tem por objetivo despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre os estudantes de graduação. “Esses estudantes participam ativamente de projetos de pesquisa com reconhecida qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, de forma individual e continuada”, ressalta o diretor.

Deste modo, o estudante universitário não precisa esperar a pós-graduação para entrar no mundo da pesquisa. Ele já pode começar sua trajetória como pesquisador antes de se graduar participando do PIIC da Ufes, a partir de um engajamento junto a um projeto desenvolvido por algum professor do curso frequentado pelo estudante. Atualmente, 935 estudantes da Universidade estão no programa.

Para participar do projeto do docente, o estudante apresenta um subprojeto com objetivo de aprofundar ou complementar a investigação principal. A critério do orientador, mais de um subprojeto de pesquisa de Iniciação Científica pode estar vinculado a um mesmo projeto.

O PIIC é dividido em dois subprogramas: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic). O Pibic engloba estudantes envolvidos com a iniciação científica que recebem bolsas, já no Pivic os estudantes são voluntários, ou seja, não recebem bolsas. Os objetivos e normas são idênticos para ambos os programas.

Texto: Letícia Nassar