Educação de Jovens e Adultos é tema de palestra nesta segunda, dia 1º

29/05/2015 - 10:40  •  Atualizado 01/06/2015 15:53

“Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais”. Este é o tema da palestra que será realizada na segunda-feira, dia 1º, às 9 horas, no auditório do Centro de Educação da Ufes. O evento é aberto ao público.

A palestra será ministrada pela professora Edna Castro de Oliveira e faz parte do ciclo de palestras que está sendo promovido como parte das comemorações dos 40 anos do Centro.

“Queremos proporcionar reflexões a partir da compreensão da educação de jovens e adultos como uma modalidade da educação básica e como direito”, afirma a professora.

Ela destaca ainda que a palestra vai abordar as lutas por sua organização como movimento social e seu papel de diálogo com o estado para enfrentar os problemas existentes na educação brasileira: o analfabetismo, a pouca visibilidade de milhões de jovens e adultos com menor grau de escolaridade e a importância dos movimentos sociais em educação em relação à formação inicial e continuada dos educadores na universidade.

Eventos

Os eventos de comemoração aos 40 anos do Centro de Educação tiveram início no dia 5 de maio com a primeira palestra do ciclo. Durante o ano serão realizadas oito palestras, sobre temas variados escolhidos por estudantes do Centro.

A diretora do Centro e organizadora do ciclo, Cláudia Gontijo, destacou que o ponto alto do evento será no dia 9 de junho, quando acontecerá uma solenidade no Teatro Universitário. Os eventos dos 40 anos do Centro são um tributo aos que ajudaram na fundação do Centro, aos que já passaram por ele e hoje estão aposentados, e ao trabalho de todos os docentes, discentes e técnico-administrativos em educação que constroem e construíram o Centro.

Texto: Juliana do Amaral (bolsista de projeto de Comunicação)