Edufes lança mais publicações com o selo Coleção Pesquisa Ufes. Acesso gratuito

11/03/2024 - 20:15  •  Atualizado 11/03/2024 20:15

Em conjunto com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) a Editora da Ufes (Edufes) tem publicado livros digitais cujos temas são resultantes de pesquisas de programas de pós-graduação. As obras foram selecionadas com base em critérios de inovação, relevância e impacto e estão disponíveis de forma gratuita no site da Edufes e no Repositório Institucional da Ufes.

Os últimos lançamentos são Saúde coletiva: temas emergentes e análises transdisciplinares; Alices e Amálias: processos formativos no trabalho com a política pública de assistência social; Parâmetros de sustentabilidade para edifícios e cidade; Processamento de produtos cárneos: aspectos gerais, tecnologia e segurança; e Estudos em ciência da informação.

Saúde coletiva: temas emergentes e análises transdisciplinares, organizado por Francis Sodré, Maria Angélica Andrade, Pablo Roccon, reúne temas atuais e necessários a respeito da saúde como direito dos cidadãos e dever do Estado brasileiro por meio do Sistema Único de Saúde.

Em Alices e Amálias: processos formativos no trabalho com a política pública de assistência social, escrito por Júlia Pereira, Abigail Marinho da Silva e  Gilead Tavares, as autoras contam as experiências vivenciadas por elas nos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) enquanto psicólogas e assistentes sociais que atuam na assistência social, trabalhadoras que inventam cotidianamente seu fazer a partir de suas histórias, e pesquisadoras que se veem desafiadas pelo exercício de análise de implicação e pelo exercício da escrita.

Parâmetros de sustentabilidade para edifícios e cidade (foto), organizado por Edna Rodrigues, mostra resultados de pesquisas vinculadas aos cursos de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Engenharia Civil da Ufes. Destinado a estudantes de graduação e ao público em geral, o livro trata de aspectos tecnológicos relacionados à sustentabilidade no ambiente construído (mais especificamente habitações de interesse social, edifícios comerciais e espaços públicos). Dessa forma, ele aborda aspectos relacionados a conforto, eficiência e autossuficiência energética, mobilidade.

Processamento de produtos cárneos: aspectos gerais, tecnologia e segurança, escrito por Consuelo Domenici Roberto e Maria Emília Rodrigues Valente, aborda as técnicas aplicadas para a conservação, a qualidade e a segurança de carne e produtos cárneos. Para tanto, ele traz legislação e aspectos gerais relacionados ao processamento dos produtos cárneos, as tecnologias tradicionais e os métodos aplicados para fabricação, qualidade e segurança deles.

Estudos em ciência da informação, organizado por Rosa da Costa e Lucileide Nascimento, é uma coletânea com quatro temáticas: contextos arquivísticos; organização, difusão e recuperação da informação e do conhecimento; mediação cultural e informação; e competência em informação. Para tanto, aborda, em diferentes capítulos, patrimônio; documentos e arquivos em instituições de preservação; produção teórica recente da Ciência da Informação; editais de eliminação de documentos; crenças e valores sobre informação e conhecimento em saúde de indivíduos; processo de construção de ontologias; recuperação da informação com foco em aspectos da Ciência da Informação; mediação cultural digital e em bibliotecas; conceito de mediação e usos sociais da informação; combate à desinformação no ciberespaço; e competência em informação nas bibliotecas escolares.

O projeto Coleção Pesquisa Ufes é financiado pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Tesouro Nacional. Trata-se de uma iniciativa para viabilizar a leitura de conteúdos relevantes e facilitar o acesso às pesquisas desenvolvidas na Universidade. Ao todo, o projeto está contemplando a publicação de 73 títulos de diversas áreas do conhecimento.

Com informações da Edufes