Eleitos representantes dos professores no Conselho Universitário

16/06/2016 - 12:07  •  Atualizado 17/06/2016 18:34

Os professores da Ufes escolheram nesta quarta-feira, 15, os seus representantes no Conselho Universitário (Consuni) para um mandato de dois anos. Foram eleitas as chapas compostas pelos seguintes titulares e suplentes, respectivamente: chapa 2, por Armando Biondo Filho, do Centro de Ciências Exatas (CCE) e Marcelo Eduardo Vieira Segatto do Centro Tecnológico (CT); chapa 3, por Maurício Abdalla Guerrieri, do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) e Alexandre dos Santos Anastácio, do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS); e chapa 4, por Josevane Carvalho Castro, do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e Breno Valentim Nogueira, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Participaram da eleição 586 professores, sendo que a chapa 2 obteve 268 votos, equivalente a 27,5%; e as chapas 3 e 4 empataram com 248 votos, correspondendo a 25,4% do total. A eleição foi realizada nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus e foi coordenada pela comissão eleitoral presidida pelo professor Geraldo Rossoni Sisquini. O prazo para eventuais pedidos de impugnação se estende até o próximo dia 20. A comissão eleitoral encaminhará o resultado final da eleição até o próximo dia 28. O Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados Superiores (Daocs) da Ufes ofereceu apoio técnico e administrativo ao processo eleitoral.

A Ufes possui três órgãos colegiados superiores: os conselhos Universitário; de Ensino, Pesquisa e Extensão; e o de Curadores. O Consuni é o órgão superior deliberativo e consultivo da Ufes em relação à política universitária, administrativa, financeira, estudantil e de planejamento. O conselho é composto por 30 membros: reitor (presidente), vice-reitora, diretores dos 11 centros de ensino, reitor do período imediatamente anterior, pró-reitores de Administração, de Assuntos Estudantis e Cidadania, de Gestão de Pessoas, e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, diretor superintendente do hospital universitário, três representantes dos professores, três representantes dos servidores técnico-administrativos, e cinco representantes dos estudantes.