Em audiência pública, Ufes ouve opiniões sobre adesão integral ao Sisu

16/03/2016 - 19:18  •  Atualizado 18/03/2016 14:49

Estudantes e professores de Ensino Médio e da Ufes lotaram o auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras, para participar nesta quarta-feira, 16, da audiência pública sobre a proposta de adesão da Universidade ao Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu), como única forma de ingresso nos cursos de graduação.

Clique aqui e assista matéria produzida pela TV Ufes.

A audiência teve início pela manhã, com a apresentação de alguns resultados e pesquisas sobre o Sisu. O professor do Departamento de Matemática, Etereldes Gonçalves Júnior, apresentou o relatório da comissão criada pela Universidade para estudar a possibilidade da Ufes aderir ao Sistema. Em seguida, a Coordenadora da Comissão do Vestibular (CCV), Ana Cláudia Locatelli, apresentou as atividades desenvolvidas pela Coordenação e os custos do Vestibular para a Instituição. O diretor do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Roney Pignaton , também relatou a experiência do Centro que, no último vestibular, adotou o Sisu como forma de ingresso para todos os cursos, à exceção do curso de Engenharia Química.

O presidente da Comissão Especial criada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes para conduzir o debate sobre a questão, professor Antônio Carlos Moraes, explicou que esta audiência irá contribuir para a Universidade decidir se adere integralmente ao Sisu. A previsão é que um relatório sobre a audiência seja entregue ao Cepe até o início de abril.

Atualmente, 138 instituições públicas de ensino superior (universidades e institutos federais) já utilizam o Sisu como processo de seleção. Entre as universidades federais, cinco ainda não estão integradas ao sistema: Santa Catarina, Santa Maria (RS), Rondônia, Oeste do Pará (PA) e a Ufes.

Participação

No período da tarde, a audiência pública contou com a participação do pró-reitor da Universidade Federal do Sergipe, Jonatas Silva Meneses, que falou sobre a experiência da instituição, que aderiu ao Sisu em 2015. Também estavam presentes o professor Rogério Faleiros, que expôs os resultados da comissão que realizou os primeiros estudos sobre a viabilidade e impactos da adesão da Universidade do sistema, e do pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), Gelson Junquilho.

Depois da explanação realizada pelos ocupantes da mesa, a palavra foi aberta aos participantes, que manifestaram suas opiniões e questionamentos.

A adesão integral ao Sisu significa acabar com a segunda etapa do Vestibular da Ufes, composta por questões discursivas e redação, realizada para todos os cursos da Universidade. A primeira etapa do vestibular já é feita pelo resultado das provas objetivas do Enem.

Texto: Jorge Medina
: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)