Em palestra na Ufes, ex-reitor da UFBA e da UFSB destaca importância da avaliação institucional

07/12/2018 - 17:45  •  Atualizado 10/12/2018 15:39

O professor Naomar de Almeida Filho, ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), esteve na Ufes nesta sexta-feira, 7, para participar do 3º Seminário Avalia Ufes, onde falou sobre Avaliação institucional como apoio à gestão universitária.

Durante sua palestra, o professor destacou a importância de refletir a função das universidades na sociedade e de promover discussões que buscam novas estratégias, tanto na área administrativa, como nos processos pedagógicos das instituições de ensino. “O objetivo é buscar uma maior aproximação entre o que é desenvolvido dentro das instituições com as necessidades da sociedade. É preciso que a universidade examine se o que ela está fazendo tem uma relevância social, por isso, a necessidade de se fazer uma avaliação institucional”, enfatizou.

O tema também foi abordado pelos diretores do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), Rogério Faleiros e do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Luiz Antonio Fávero Filho, que participaram da mesa.

No evento, a vice-reitora Ethel Maciel destacou a importância de compartilhamento de conhecimentos e de experiências entre as instituições nos processos de avaliação institucional participativa.

Acessibilidade

Durante a tarde, o coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), Douglas Ferrari, ministrou uma palestra sobre Acessibilidade. Houve ainda uma apresentação de trabalhos produzidos no Mestrado Profissional em Gestão Pública da Ufes.

O 3º Seminário Avalia Ufes foi realizado no auditório do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), no campus de Goiabeiras, com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância do processo de avaliação institucional participativa. Ele foi organizado pela Comissão Própria de Avaliação da Ufes em conjunto com a Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin), e foi transmitido simultaneamente pelo Facebook. A abertura do evento contou com a apresentação do Coral da Ufes.

Texto e foto: Jorge Medina